Publicidade
Publicidade

Kendry Páez: quem é o prodígio do Equador que fez gol no Palmeiras

Destaque do Independiente del Valle, meia já está negociado com o Chelsea e acumula feitos precoces na carreira; saiba mais

A partida em Quito que registrou uma história virada do Palmeiras diante do Independiente del Valle na última quarta-feira, 24, não teve apenas como protagonistas nomes como Endrick, Lázaro e Luís Guilherme, que conduziram a reação da equipe dirigida por Abel Ferreira no segundo tempo. Do outro lado, outro nome também brilhou: Kendry Páez, joia equatoriana de apenas 16 anos que marcou o primeiro gol da partida e ainda deu a assistência para o segundo.

Publicidade

Apesar da pouca idade, Páez já é peça-chave do Del Valle. Na atual temporada, esteve presente em dez dos 12 compromissos do time, sendo titular em oito deles. Marcou três gols e distribuiu três assistências para companheiros.

Páez foi marcado de perto pelo lateral Piquerez - Independiente del Valle/Divulgação
Páez foi marcado de perto pelo lateral Piquerez – Independiente del Valle/Divulgação

Diante do Verdão, recebeu do site de estatísticas Sofascore a nota mais alta da partida: 8.3, com 83 ações com a bola, aproveitamento de 83% dos passes que tentou, quatro passes decisivos, dois cruzamentos certos em quatro tentativas, dois dribles, além de ter vencido quatro de nove duelos individuais disputados.

Publicidade

Já negociado para defender o Chelsea a partir de 2025, quando completa 18 anos, a cria do Independiente del Valle vai fazendo história mesmo ainda adolescente.

Em 12 de outubro do último ano, ao abrir o placar na vitória por 2 a 1 do Equador sobre a Bolívia, em La Paz, se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol pelas Eliminatórias Sul-Americanas, com apenas 16 anos e 161 dias.

Não são poucos os feitos do menino-prodígio, todos relacionados à sua precocidade. Ele também é o mais jovem da história a dar uma assistência pelas Eliminatórias, a jogar e a marcar um gol pela seleção equatoriana principal e a balançar as redes em um Mundial sub-20.

Publicidade

Desde a infância, Páez já é visto como um dos talentos mais promissores do futebol mundial. Aos oito anos, ele jogava em uma escolinha afiliada ao Barcelona de Guayaquil, um dos maiores times do país. Mas o clube optou por não federar o garoto, citando que ele era jovem demais para custar dinheiro. Custou caro: ele saiu para a base do Emelec, passou pelo Patria e acabou chegando em 2018, aos 11 anos, ao Independiente del Valle.

A estrutura de captação e lapidação de talentos do Del Valle caiu como uma luva para as qualidades de Páez, que logo virou a estrela das categorias de base do clube. Destaque de várias competições infantis, ele logo passou a atrair interesse de gigantes da Europa. Borussia Dortmund e Manchester United foram alguns dos times que sondaram a joia equatoriana, sem sucesso.

A estreia pelos profissionais do Del Valle aconteceu em 25 de fevereiro de 2023, com apenas 15 anos. Ele marcou um gol logo de cara, fechando o placar de uma vitória por 3 a 1 sobre o Mushuc Runa. E foi um golaço, pegando de primeira um cruzamento e encobrindo o goleiro. Já não restava mais dúvida de que ali estava um talento especial.

O Chelsea acabou vencendo a corrida para contratá-lo em junho do último ano. O acordo prevê que Páez ficará mais duas temporadas no Del Valle, viajando para a Inglaterra assim que completar 18 anos. No mesmo mês, ele recebeu sua primeira convocação para a seleção principal do Equador, estreando com uma assistência na vitória por 2 a 1 sobre o Uruguai nas Eliminatórias.

Meia-atacante canhoto, rápido e habilidoso, Páez cita ninguém menos que Lionel Messi para a inspiração do seu estilo de jogo.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade