A Conmebol anunciou nesta quinta-feira, 13, que as finais da Sul-Americana e da Libertadores contarão com a tecnologia do impedimento semiautomático. A entidade confirmou a decisão para as partidas que serão disputadas nos dias 22 e 29 de novembro em Assunção e Lima, respectivamente, e definirão os campeões das competições.

Além do impedimento semiautomático, os jogos também terão a Tecnologia da Linha do Gol (GLT), sistema de câmeras de alta velocidade que detectam se a bola ultrapassou completamente a linha do gol.

“A Conmebol continua a consolidar seu compromisso com a modernização da arbitragem e a transparência em suas competições, por meio da incorporação de tecnologias de ponta que elevam os padrões de precisão e imparcialidade no futebol sul-americano”, disse a entidade.

Ao todo, 24 câmeras especializadas serão utilizadas ao redor dos estádios, sendo 14 delas para a Tecnologia da Linha do Gol (GLT) e outras dez para o impedimento semiautomático.

“O sistema utiliza rastreamento óptico automatizado que registra a posição de cada jogador e da bola em tempo real, processando mais de um milhão de pontos de dados por segundo. Essa tecnologia permite a determinação precisa de lances de impedimento e situações na linha do gol, garantindo decisões mais rápidas, precisas e confiáveis”, acrescentou a Conmebol.

A final da Sula terá Atlético Mineiro e Lanús, da Argentina, e a decisão da Libertadores colocará frente a frente Palmeiras e Flamengo, finalistas em 2021.