Fábio x Atlético-MG: relembre momentos marcantes do duelo
Experiente goleiro acumulou vitórias e derrotas contra o Galo em anos de Cruzeiro; agora, reencontra rival em decisiva da Libertadores
Atlético Mineiro e Fluminense se enfrentam nesta quarta-feira, 25, às 19h (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela volta das quartas de final da Libertadores. Após vencer a ida por 1 a 0, o Tricolor pode até empatar para ir às semifinais, o que deixa ainda mais os holofotes do duelo sobre Fábio, que reencontra o seu maior rival dos anos de Cruzeiro.
Ídolo incontestável do lado azul da capital mineira, Fábio enfrentou o Galo 65 vezes defendendo a Raposa, com 28 vitórias, 16 empates e 21 derrotas. Ao todo, contando seu período por Vasco e Fluminense, o arqueiro chega a 76 encontros, com 31 êxitos, 25 reveses e 20 vezes em que o placar terminou empatado.
O goleiro foi vazado pelo Atlético Mineiro 97 vezes e acumula derrotas duras, como na vez que sofreu um gol “de costas” e quando foi derrotado em uma decisão nacional. Por outro lado, sobre o Galo, ele conquistou o Campeonato Mineiro seis vezes, com direito a duas goleadas na final.
Momentos marcantes de Fábio x Atlético Mineiro
“Fábio de costas”
Em um de seus primeiros clássicos, a lembrança é negativa. No primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro de 2007, o Atlético Mineiro goleou por 4 a 0, com direito a gol de Danilinho com chapéu no arqueiro. Ainda assim, o momento mais marcante foi quando Fábio ainda voltava para a sua posição e de costas para o lance não viu Vanderlei finalizar e marcar o quarto.
Goleadas em finais
Fábio deu a volta por cima nos anos seguintes. Também na final do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro aplicou duas goleadas nas idas das decisões. Em ambas as ocasiões, o placar foi de 5 a 0, abrindo caminho para os dois títulos – os dois primeiros do ídolo na Raposa.
Decisão de Copa do Brasil
O bicampeão brasileiro consecutivo Cruzeiro não foi páreo para o maior rival na final da Copa do Brasil de 2014. Fábio foi vítima do Galo no jogo de ida, com derrota por 2 a 0, no Independência. Na volta, no Mineirão de mando celeste, a derrota por 1 a 0 sacramentou o vice.
Último título
Fábio empilhou conquistas do lado azul de Minas Gerais. A última delas foi como a primeira: contra o Atlético. Em 2019, ano em que posteriormente o Cruzeiro foi rebaixado, o estadual terminou em festa. Um empate em 1 a 1, no Independência, confirmou o que seria o último título em sua era cruzeirense.