Campeão da Libertadores, Fluminense se classificou para quatro competições
Tricolor conquistou a América, o que também garantiu automaticamente participações em torneios dos próximos dois anos; confira quais
O Fluminense venceu a Libertadores, no último sábado, 4, ao vencer o Boca Juniors. Campeão pela primeira vez da competição, o Tricolor, além da glória do título, conquistou vaga em quatro competições nos próximos dois anos. Com o troféu de campeão do América, o time brasileiro se classificou automaticamente para o Mundial de Clubes de 2023 e 2025, a Recopa Sul-Americana de 2024 e a Libertadores de 2024.
A grande novidade do que era tradicional entre os campeões na maior parte do século é a vaga para dois Mundiais. Além da edição deste ano, que acontece entre os dias 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita, o Tricolor garantiu sua participação no Mundial de 2025, que dará início ao novo formato com 32 equipes, idealizado pela Fifa recentemente.
O time de Fernando Diniz também conquistou a chance de vencer mais um troféu continental – e se vingar de um rival de dores antigas. Classificado para a Recopa de 2024, o Fluminense volta a enfrentar a LDU de Quito, algoz da final da Libertadores de 2008, que venceu a Copa Sul-Americana deste ano. Os embates estão previstos para acontecer nos dias 21 e 28 de fevereiro.
Seguindo a tradição, o Fluminense também está garantido na Libertadores de 2024 para defender o título.
Nos últimos meses, a Conmebol e a Concacaf divulgaram a ideia de realizar a Copa Interamericana, o que poderia fazer o Fluminense e o Inter Miami, time de Lionel Messi campeão da Leagues Cup, se enfrentarem na próxima temporada. Entretanto, complicações comerciais e de calendário adiaram a primeira edição do torneio.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.