O site inglês Footy Headlines, especializado em vazamento de imagens de camisas de futebol, revelou nesta terça-feira, 11, que o uniforme reserva da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026 foi originalmente inspirado em brasas incandescentes, conceito que justificava o uso de tons avermelhados no design inicial.

No entanto, após uma reação negativa dos torcedores, a paleta de cores foi alterada, ainda que o padrão visual das brasas tenha sido mantido, já que não houve tempo hábil para desenvolver um novo conceito do zero.

No resultado final, o uniforme adotou cores mais tradicionais da identidade brasileira, substituindo o vermelho por tons de azul, com destaque para o azul royal vibrante combinado ao preto (que em algumas imagens pode parecer azul marinho).

A Jordan, responsável pela produção do uniforme, adicionou um gráfico arrojado e irregular na parte frontal, composto por vários tons de azul, criando um efeito dinâmico e quase abstrato. Finas listras verticais dão profundidade e movimento ao design.

Os detalhes e o logotipo da Jordan aparecem em amarelo vibrante, criando um contraste marcante e reforçando a essência da seleção. Painéis turquesa nas laterais complementam o visual, conferindo energia e modernidade.

Na parte interna da gola, um toque de identidade nacional: a inscrição “Vai Brasa!”, em azul, finaliza o conjunto com uma mensagem de apoio e orgulho.

A polêmica da camisa vermelha

A camisa azul da seleção causou grande controvérsia ao longo do ano pois, por pouco, não foi substituído por um modelo vermelho, que já estava aprovado pela Nike e pela Jordan, sua linha de calçados de basquete, que já estampa o uniforme do PSG.

A decisão de vetar a camisa surgiu de uma reação muito negativa do público. Muitos torcedores ligaram a cor a questões políticas (o vermelho representaria a esquerda brasileira em pleno ano de eleição presidencial), enquanto outros afirmaram que o vermelho foge das tradições da seleção.

De acordo com o portal Footy Headlines, a Nike já havia produzido milhares de unidades antes do anúncio do cancelamento.

Footy Headlines diz que Nike vai lançar camisa vermelha - Reprodução