Fifa anuncia sedes das Copas de 2030 e de 2034
Edição que celebrará o centenário da competição terá jogos em seis países diferentes; Arábia Saudita receberá torneio pela primeira vez
A Fifa confirmou as sedes da Copa do Mundo de 2030 e de 2034, nesta quarta-feira, 11. O anúncio foi feito durante o Congresso Extraordinário da entidade.
A edição de 2030 será organizada por Espanha, Portugal e Marrocos, já as três partidas iniciais ocorrerão na América do Sul, uma em cada país: Uruguai, Argentina e Paraguai. Enquanto isso, a Copa de 2034 será realizada na Arábia Saudita.
Introducing the hosts for the next two editions of the @FIFAWorldCup! 🏆
Morocco, Portugal and Spain will host in 2030, with centenary celebration matches in Argentina, Paraguay and Uruguay.
Four years later, Saudi Arabia will host the FIFA World Cup 2034™. pic.twitter.com/WdOEdNEVxH
— FIFA (@FIFAcom) December 11, 2024
Copa do Mundo de 2030
A competição terá sua fase principal distribuída entre Espanha, Portugal e Marrocos. Os jogos ocorrerão em 20 estádios de 17 cidades, sendo 11 estádios em nove cidades espanholas, incluindo Las Palmas, nas Ilhas Canárias, seis estádios em seis cidades do Marrocos, e três estádios em Lisboa e Porto, em Portugal.
Como parte da comemoração dos 100 anos do Mundial de 1930, três partidas serão disputadas na América do Sul. Os jogos serão uma semana antes da abertura oficial.
O Uruguai sediará o primeiro jogo no Estádio Centenário, em Montevidéu. Na Argentina, o Estádio Monumental, em Buenos Aires, será palco de uma das partidas, e no Paraguai, o novo estádio do Olimpia, em Assunção, ainda em construção, será utilizado.
Copa do Mundo de 2034
A Arábia Saudita foi oficializada como sede única do Mundial de 2034. A proposta inclui 15 estádios distribuídos em cinco cidades, Riad, Jeddah, Abha, Al Khobar e Neom, cidade planejada e em desenvolvimento na costa do Mar Vermelho.
A escolha vai ao encontro dos investimentos no futebol no país. Nos últimos anos, injeções financeiras governamentais fomentaram contratações de estrelas pelos clubes sauditas, como é o caso do Al-Nassr, que tem Cristiano Ronaldo, e o Al-Hila, que tem Neymar.
Na última semana, PLACAR esteve na Arábia Saudita e pôde acompanhar de perto o desenvolvimento do esporte no local. Além disso, entrevistou grandes nomes da liga, como Roberto Firmino, do Al-Ahli.