Neymar ficou de fora da lista de Ancelotti, enquanto Kaio Jorge recebeu sua primeira oportunidade; lateral Douglas Santos, do Zenit, voltou à seleção após nove anos
A seleção brasileira do técnico Carlo Ancelotti foi convocada para enfrentar o Chile e a Bolívia, no início de setembro, para fechar a participação nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Já classificada, a pentacampeã mundial foi listada com mudanças, que permitiram as ausências de nomes como Neymar, Vinicius Júnior e Rodrygo.
Na terceira colocação da tabela de classificação com 25 pontos, empatado com o Equador, e 10 pontos atrás da seleção argentina, poderiam ser testadas novas figuras. Contudo, há apenas uma novidade na lista e Ancelotti diminuiu o número de jogadores que atuam no Brasil, caindo de sete para quatro nomes em comparação com sua primeira lista.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Um desses nomes é Kaio Jorge, que faz bom ano pelo Cruzeiro. Aos 23 anos, o centroavante tem 17 gols marcados em 29 jogos em 2025 e recebeu sua primeira convocação para o time principal.
Kaio Jorge é o grande nome do Cruzeiro – Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Quem também ganha uma oportunidade é o lateral-esquerdo Douglas Santos. Campeão olímpico nos Jogos do Rio de 2016, o defensor do Zenit, que vem de temporadas consistentes, volta a ser lembrado para uma lista da seleção brasileira principal.
Seu único jogo pelo Brasil foi em 2016, quando foi titular em amistoso contra o Panamá. Douglas, hoje com 31 anos, ainda seria convocado para a Copa América daquele ano, mas não entraria em campo.
O Zenit teve outro atleta convocado: o atacante Luiz Henrique, ex-Botafogo. No entanto, o meia Gérson, ex-Flamengo, foi preterido na primeira convocação após sua ida à Rússia, Ele estava presente na primeira lista de Ancelotti.
Ancelotti anunciou os escolhidos para a Data Fifa de setembro – Rafael Ribeiro/CBF
Acusando problemas musculares, Neymar segue de fora. Principal personagem do Brasil nas últimas três Copas do Mundo, o astro seguirá ausente da seleção brasileira, completando dois anos desde a última atuação.
Questionado sobre a decisão, o técnico disse: “Neymar teve um pequeno problema na última semana. Não precisamos testá-lo, todo mundo conhece o Neymar muito bem. Como todos os outros, o Neymar precisa chegar a uma boa condição física para ajudar.”
A dupla Vinicius Júnior e Rodrygo, do Real Madrid, também não apareceu na lista. Ex-jogadores de Carlo Ancelotti no Real Madrid, os dois atacantes foram confirmados de fora.
Vini, contudo, já seria desfalque do primeiro embate, contra o Chile, por suspensão. Dessa forma, visando poupar o atleta da altitude de 4.100 metros acima do nível do mar em El Alto, o astro merengue não participará do grupo.
Sobre as ausências de Neymar e Rodrygo, Ancelotti foi direto: “Eu não falei com eles. Eles sabem perfeitamente que precisam jogar partidas e estarem em boa condição física, eu não preciso falar isso com eles. O Rodrygo tem meu número, o Neymar não sei se tem, mas se eles quiserem explicações, podem me ligar.”
Rodrygo vestindo a camisa 10 da seleção brasileira – Rafael Ribeiro / CBF
Outros atletas no radar, que tinham expectativa de estarem na lista, foram Luciano Juba e Marcos Antônio. O lateral-esquerdo do Bahia, destaque sob comando do Rogério Ceni, ficou de fora, já o meio-campista do São Paulo sofreu lesão muscular de grau 1, no último domingo, 24, contra o Atlético Mineiro.
A seleção brasileira recebe o Chile no dia 4 de setembro, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Em seguida, o Brasil visita a Bolívia, no dia 9, às 20h30 (de Brasília), em El Alto.
Lanterna com 10 pontos, o Chile já não tem chances de classificação, enquanto a Bolívia, oitava colocada com 17 pontos, um a menos que a Venezuela, ainda sonha com a repescagem.
GOLEIROS
Alisson – Liverpool
Bento – Al-Nassr
Hugo Souza – Corinthians
DEFENSORES
Fabrício Bruno – Cruzeiro
Gabriel Magalhães – Arsenal
Marquinhos – PSG
Alexsandro Ribeiro – Lille
Alex Sandro – Flamengo
Caio Henrique – Monaco
Douglas Santos – Zenit
Vanderson – Monaco
Wesley – Roma
MEIO-CAMPISTAS
Andrey Santos – Chelsea
Bruno Guimarães – Newcastle
Casemiro – Manchester United
Joelinton – Newcastle
Lucas Paquetá – West Ham
ATACANTES
Estêvão – Chelsea
Gabriel Martinelli – Arsenal
João Pedro – Chelsea
Kaio Jorge – Cruzeiro
Luiz Henrique – Zenit
Matheus Cunha – Manchester United
Raphinha – Barcelona
Richarlison – Tottenham Hotspur
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app