Defensor com passagens por Corinthians, Zenit e Internacional foi anunciado e já pode estrear em duelo da Copa do Brasil
Nova contratação do Vasco, o zagueiro Robert Renan está regularizado para estrear. Registrado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, o defensor de 21 anos já poderá reforçar o Cruzmaltino no jogo contra o Botafogo, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
A inscrição do atleta aconteceu nesta terça-feira, 26, e já permite que o treinador Fernando Diniz utilize o reforço. A bola rola nesta quarta-feira, 27, em São Januário, pela ida do confronto.
🎙️ As primeiras palavras de Robert Renan com a camisa do Gigante da Colina! 💢
Confira a entrevista exclusiva na VascoTV!
➡️ https://t.co/zmWSPQVxOj#VascoDaGama pic.twitter.com/IC3lADhQpe— Vasco da Gama (@VascodaGama) August 25, 2025
O zagueiro pertence ao Zenit e chega ao Vasco por empréstimo até o fim de 2026. Assim, reforçará a equipe que, apesar de sonhar com voos maiores na competição mata-mata, também precisa se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Atualmente zagueiro, Robert fez parte das categorias de base como lateral-esquerdo. Com passagens pelo Novorizontino no sub-15 e sub-17, o defensor chegou ao Corinthians em 2020, para finalizar sua formação.
Robert, então, foi revelado pelo Timão em 2022, já como zagueiro. No entanto, pela equipe principal da capital paulista, ele fez apenas 13 jogos e logo foi vendido para o Zenit, da Rússia.
Robert Renan tem boa qualidade com a bola no pé – Mateus Lima / Vasco
No leste europeu, atuou 17 jogos entre as temporadas 2022/23 e 2023/24. Com pouco tempo na equipe, viveu o grande momento ao cobrar com cavadinha o pênalti que deu o título da Supercopa da Rússia, contra o CSKA Moscou.
Porém, sem espaço, foi emprestado ao Internacional no início de 2024 e fez bom início de passagem. Por outro lado, seu ciclo em Porto Alegre começou a se complicar quando tentou repetir a técnica da cavadinha nos pênaltis, mas acabou desperdiçando a cobrança determinante para a eliminação do Colorado, na semifinal do Campeonato Gaúcho, contra o Juventude.
Acumulando erros após, passou a ser criticado pela torcida e, assim, em setembro, deixou o Inter. Robert Renan, novamente emprestado pelo Zenit, partiu para o Al-Shabab, da Arábia Saudita, onde fez 35 partidas.
Canhoto e com 1,85m de altura, Robert se destaca por sua velocidade e qualidade técnica. Bom para iniciar a construção, conduzir e ganhar jogadas na corrida e antecipações, o zagueiro pode se encaixar no modelo de jogo de Fernando Diniz.
Tendo em vista que o treinador preza por um jogo apoiado desde a saída de bola, o novo camisa 30 da Colina deve ser peça essencial. E, assim, pode atuar pelo lado esquerdo da zaga – onde terá possibilidade de encontrar passes “abertos” com mais facilidade.
Robert, porém, pode vir a ser, escalado no lado direito da zaga. Nesse setor, abre a possibilidade de achar mais diagonais e passes verticais, visando infiltrar entre as primeiras linhas de pressão do adversário.
Além disso, o Vasco com Robert Renan ganhará em maior velocidade da linha defensiva, almejando sanar os problemas de transição defensiva do time de Diniz. Todavia, a baixa estatura e o excesso de confiança do defensor devem ser olhados com atenção.
Em coletiva de imprensa de apresentação, o zagueiro disse que pode atuar em mais funções. Da mesma forma, revelou uma das razões de seu retorno ao Brasil: “O motivo de eu voltar foi mais por causa do Fernando Diniz e pelo Vasco, acho que eu encaixo diretamente no estilo de jogo dele, sempre observei isso. E agora estou realizando esse sonho.”
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app