O Flamengo vai estrear na Copa Intercontinental de 2025 nessa quarta, 10, às 14h de Brasília, quando enfrenta o Cruz Azul, campeão da Copa dos Campeões da Concacaf pela segunda fase, chamada de Dérbi das Américas — uma espécie de quartas de final, uma fase antes da semifinal.

Na história do Mundial de Clubes, desde 2000, quando a Fifa passou a organizar o torneio e chamar clubes de outras confederações, além de Uefa (Europa) e Conmebol (América do Sul), esta será a quinta vez em que brasileiros e mexicanos vão se enfrentrar.

A primeira foi em 2000, quando o Vasco bateu o Necaxa pelo Grupo B, por 2 x 1, de virada no Maracanã. Depois de levar um gol do equatoriano Álex Aguinaga, aos 5 minutos, o Vasco empatou com o zagueiro Odvan, logo em seguida, aos 8, e fez o gol da vitória com Romário, aos 24 do segundo tempo.

Copa Intercontinental é Mundial? Entenda polêmica e o que PLACAR pensa

Com a vitória, o Vasco garantiu o primeiro lugar do grupo e foi para a final em que foi foi derrotado pelo Corinthians, nos pênaltis. Já o Necaxa foi para a disputa do terceiro lugar, onde surpreendeu e ganhou do Real Madrid, nos pênaltis, após o empate por 1 x 1 no tempo normal e na prorrogação.

Real Madrid perfilado com o Necaxa, do México, decisão do terceiro lugar do Campeonato Mundial de Clubes da Fifa, Maracanã – PLACAR

O segundo confronto foi na semifinal de 2017, quando o Grêmio ganhou do Pachuca por 1 x 0, com um gol do atacante Everton Cebolinha aos 5 minutos do primeiro tempo da prorrogação. Classificado para a final, o tricolor gaúcho, de Renato Portaluppi, acabou derrotado depois pelo Real Madrid, do técnico Zidane, por 1 x 0, com um gol de Cristiano Ronaldo.

Depois disso, porém, os mexicanos venceram os últimos dois jogos e ficaram à frente nos duelos de mata-mata. Na edição de 2020, realizada em fevereiro de 2021, o Palmeiras, de Abel Ferreira, caiu para o Tigres, que venceu por 1 x 0 com um de pênalti do atacante francês Gignac, aos 9 minutos do segundo tempo.

Na disputa do 3º lugar, o alviverde empatou com o Al-Ahly-EGI por 0 x 0 e acabou derrotado nos pênaltis, terminando no 4º lugar, até então a pior colocação de um time brasileiro no Mundial de Clubes da Fifa. Já o Tigres perdeu a final para o Bayern de Munique por 1 x 0.

Palmeiras foi derrotado pelo Tigres em 2020 – EFE/EPA/NOUSHAD THEKKAYIL

Em 2024, o Botafogo, que tinha vencido a Libertadores no dia 30 de novembro e o Brasileirão no dia 8 de dezembro, viajou às pressas para a Copa Intercontinental em Doha, no Catar, para enfrentar o Pachuca, no dia 11 de dezembro.

Cansado pelas duas decisões e pela viagem, o Fogão foi páreo fácil para o time mexicano, que venceu por 3 x 0 com gols de Idrissi aos 5, Deossa aos 21 e Rondón aos 35 do segundo tempo.

Brasileiros contra Mexicanos no Mundial de Clubes:

2000 – Vasco 2 x 1 Necaxa (Fase de Grupos)
2017 – Grêmio 1 x 0 Pachuca (Semifinal)
2020 – Palmeiras 0 x 1 Tigres (Semifinal)
2024 – Botafogo 0 x 3 Pachuca (2ª Fase – Dérbi das Américas)