Envolta em polêmicas ligadas aos casos de racismo contra o brasileiro Vinicius Junior nas últimas semanas, LaLiga atravessa uma fase de mudanças em sua identidade visual. A temporada 2022/2023 foi a última da parceria de naming rights com o banco Santander, que será substituído pela EA Sports, e também a despedida de seu tradicional logotipo. Uma nova marca foi lançada nesta semana e já pôde ser vista no patch, como é chamado o emblema bordado nos uniformes, da nova camisa da Real Sociedad.
A nova identidade visual é baseada no lema “A Força de Nosso Futebol” e segue a linha minimalista que vem caracterizando as mudanças de logos no futebol nos últimos anos, como é o caso do escudo da Juventus e outras equipes.
Diferetemente da logomarca antiga, que apresentava uma profusão de cores, a nova aposta em um tom único, avermelhado (também pode aparecer em branco ou preto), com as iniciais LL de LaLiga. Segundo seus idealizadores, o tom curvado das letras lembra as comemorações de gol com jogadores ajoelhados.
Próxima temporada… ⏳#LALIGA pic.twitter.com/ApUcSP8cX1
— LALIGA (@LaLiga) June 4, 2023
A nova logomarca estará presente nos uniformes das 42 equipes que fazem parte da primeira e segunda divisões, a partir de 12 de agosto.