Lula visita Seleção Brasileira feminina durante treino em Brasília
Presidente esteve no estádio Mané Garrincha acompanhado de ministros e da primeira dama Janja
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente no último treino da Seleção Brasileira antes da viagem para a disputa da Copa do Mundo de 2023. O governante esteve acompanhado da primeira dama, além de ministros como Anielle Franco, da igualdade racial, Ana Moser, do esporte, e Cida Gonçalves, da mulher.
Lula cumprimentou jogadoras, staff, comissão técnica e ao final da visita discursou em defesa do desenvolvimento do futebol feminino e da igualdade entre homens e mulheres.
“Eu sonho que um dia o futebol feminino possa lotar os estádios como o futebol masculino. É um trabalho de divulgação, de convencimento. Nós precisamos convencer a sociedade a ir junto com as mulheres. Alguns homens precisam olhar vocês jogando pra eles também aprenderem a jogar, sobretudo com a disposição de vocês, com a vontade que vocês têm de jogar. Eu espero que daqui uns anos os Estados Unidos fiquem atrás de nós, assim como a Alemanha, a Inglaterra e o Canadá, que fiquem bem atrás de nós.”, disse o presidente às jogadoras que tentam trazer para o Brasil o inédito título da Copa do Mundo feminina.
Sem poder comparecer ao amistoso deste domingo na capital federal, Lula aproveitou a oportunidade para desejar boa sorte para o time antes da viagem para a Austrália: “Se dediquem, porque eu acho que vale a pena. Acho que vocês estão ganhando espaço, acho que aos poucos o Brasil inteiro vai reconhecer o futebol feminino como uma grande prática do esporte desse país.”, previu Lula.
Tamires, uma das capitãs da Seleção Brasileira agradeceu o incentivo do presidente e exaltou a importância do momento vivido pelas atletas às vésperas da Copa: “É um momento único, histórico e simbólico. Hoje a gente tá trazendo mais esperança, alegria e motivação para tantas meninas que sonham em ser jogadoras, em um dia servirem a seleção e serem reconhecidas no mundo por jogar futebol. Obrigada pela oportunidade. A gente vai, sim, pra essa Copa representar mulheres, as que jogam e as que não jogam, mas são mulheres de fibra, de garra e que têm o sonho de serem valorizadas como merecem.”
A Seleção Brasileira volta ao Estádio Mané Garrincha neste domingo para encarar o Chile, às 10h30. O treino deste sábado foi o primeiro após a convocação e o único a ser realizado antes da partida amistosa.