Arthur Elias deixa o Corinthians e é o novo técnico da seleção feminina
Treinador de 42 anos foi apresentado na CBF e já fez sua primeira convocação. Ele sucederá Pia Sundhage após ciclo vitorioso pelas Brabas do Timão
Arthur Elias é o novo técnico da seleção brasileira feminina. O profissional de 42 anos compareceu nesta nesta sexta-feira, 1º, à sede da CBF, no Rio, e foi oficialmente anunciado como o substituto da sueca Pia Sundhage, demitida há dois dias e já realizou sua primeira convocação. Elias deixará o Corinthians depois de sete anos de um trabalho de enorme sucesso.
Arthur Elias era, desde o início, o favorito para assumir o posto. No comando das Brabas do Timão, ele venceu quatro vezes o Campeonato Brasileiro (2018, 2020, 2021 e 2022), foi tricampeão da Libertadores da América (2017, 2019 e 2021 – a primeira ainda na parceria com o Audax), tricampeão paulista (2019, 2020 e 2021) e também no currículo um título brasileiro pelo Centro Olímpico, em 2013.
“É um sonho realizado, tenho 20 anos como profissional de futebol, 90% deles dedicados ao futebol de mulheres. Neste tempo todo, entre erros e acertos, derrotas e vitórias, a preocupação sempre foi meu desenvolvimento pessoal, o entendimento e o apoio a tudo que envolve o futebol feminino no Brasil”, discursou.
“Me sinto muito realizado e tenho certeza que vamos conseguir, em pouco tempo, mudar a mentalidade que temos. Essa é uma missão que eu tenho. A seleção brasileira precisa voltar a ser protagonista mundial e vejo que posso contribuir com este objetivo”, complementou.
Seja muito bem-vindo, professor!
Arthur Elias é o novo treinador da #SeleçãoFeminina! 🇧🇷 pic.twitter.com/68ekhq5XR5
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) September 1, 2023
Elias prometeu futebol mais ofensivo em relação à sua antecessora. “Minha missão é trazer um resultado expressivo, vejo totais condições, isso me motiva. Estou aqui para mudar a metodologia, podem esperar um jogo mais ofensivo (…) Não havia momento melhor para eu chegar na seleção, com a CBF apoiando mais, a Fifa também. Eu e a Pia pensamos futebol muito diferente. O modelo de jogo é estruturado de outra maneira.”
O acordo foi selado no dia do aniversário de 113 anos do Corinthians e um dia antes do segundo jogo da semifinal do Brasileirão feminino, entre o Timão e o Santos, às 16h30, no Parque São Jorge – as Brabas venceram o jogo de ida por 3 a 0. Ele seguirá no cargo até o fim da participação do Corinthians no Brasileirão e na Libertadores.
Cristiane e Marta juntas novamente
Arthur Elias, portanto, será o responsável pelo ciclo para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 até a Copa do Mundo de 2017. Ele assumirá uma equipe em busca de recuperação após a frustrante eliminação na Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia, na primeira fase.
Em sua primeira convocação, ele promoveu a volta de Cristiane, artilheira do Santos, que tem 38 anos e ficou dois anos afastado da equipe sob o comando de Pia. “É um retorno muito merecido. As portas estão abertas a todas, independentemente da idade.”
Confira a lista completa das atletas da #SeleçãoFeminina convocadas para a data FIFA de setembro. Vamos com tudo! 🇧🇷 pic.twitter.com/a0s7WswC45
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) September 1, 2023
Sob o comando de Pia, o Brasil fez 56 jogos, com 34 vitórias, 13 empates e 9 derrotas, desde 2019. O único título da sueca com a seleção em competições oficiais, foi a conquista da Copa América de forma invicta no ano passado.
(Mais informações em instantes)