Adidas lança Oceaunz, a bola da Copa do Mundo feminina
Modelo é inspirado na cultura e natureza da Austrália e da Nova Zelândia, sedes da competição que começa em julho deste ano
A bola oficial da Copa do Mundo Feminina de 2023 foi lançada nesta terça-feira, 24. Divulgada pela Fifa e pela fabricante Adidas, ela foi batizada de Oceaunz e traz em seu modelo referências aos países-sede do torneio: Austrália e Nova Zelândia. A fornecedora alemã anunciou inovações tecnológicas, como as utilizadas no Mundial Masculino de 2022.
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Desenhada em tons azuis, a bola faz referência às paisagens dos países, como as montanhas que se juntam ao Oceano Índico. Além disso, segundo a fabricante, o design celebra a cultura local e foi elaborado por Chern’ee Sutton, artista aborígene, e Fiona Collins, artista maori.
All eyes on OCEAUNZ 🌊
Inspired by the nature of Australia and New Zealand, your official @FIFAWWC match ball.
Available now in stores and online at https://t.co/wIHO15UkRf#FIFAWWC 🇦🇺🇳🇿 pic.twitter.com/jyCkYdhud8
— adidas UK (@adidasUK) January 24, 2023
Seguindo a tendência aprovada na Copa do Mundo Masculina, a Fifa manteve a “Connected Ball Technology”, que permite análises mais profundas do jogo a partir da bola. No Mundial do Catar, um gol de Portugal foi atribuído a Bruno Fernandes, e não a Cristiano Ronaldo, em razão dessa tecnologia.
Fatma Samoura, secretária-geral da Fifa, detalhou os principais destaques do lançamento: “A Adidas criou a bola para a Copa do Mundo Feminina da Fifa que reflete a diversidade, inclusão e união, para o primeiro Mundial Feminino a ser organizado em dois países. Esta edição do torneio será especial e as ricas culturas da Austrália e da Nova Zelândia, como evocadas em Oceaunz.”
A Copa do Mundo feminina será aberta em 20 de julho de 2023, com o duelo entre Nova Zelândia e Noruega, enquanto a final está agendada para 20 de agosto de 2023. O Brasil ocupa o grupo F, com França, Jamaica e o vencedor do playoff disputado por Paraguai, Taiwan, Papua Nova Guiné e Panamá.