A goleada por 6 a 1 do Barcelona contra o Olympiacos nesta terça-feira, 21, válida pela terceira rodada da fase de liga da Champions, teve uma grata surpresa: a estreia de Pedro “Dro” Fernández, de apenas 17 anos, entre os titulares. Considerado uma joia de La Masia, o meio-campista foi peça importante participando diretamente com uma assistência para o gol marcado por Fermín López.

Curiosamente, foi apenas a sua segunda partida na equipe principal. Ele só havia jogado por 45 minutos em sua estreia, na vitória por 2 a 1 diante da Real Sociedad, em 28 de setembro, e começa a dar sinais de que pode ganhar novas oportunidades.

As origens

Nascido em Nigrán, localizada na província de Ponte Vedra, na Galícia, e também com origiem filipina, o jovem talento chegou ao clube em 2022, depois de se destacar no Val Miñor Ningrán. Passou pelas categorias sub-15, sub-17 e sub-19, antes de ganhar na última temporada e nesta suas primeiras chances no Barça B.

Em 2024/25, recebeu sete oportunidades, todas entrando no segundo tempo, durante a campanha do time que se sagrou campeão na Uefa Youth League. Ainda contribuiu com dois gols, apesar da baixa minutagem.

Na atual, jogou pelo mesmo time B a Segunda División, a Segunda B, equivalente a quarta divisão do futebol do país.

Dro Fernández tem apenas duas partidas pelo time principal do Barça - Siu Wu/EFE

Dro Fernández tem apenas duas partidas pelo time principal do Barça – Siu Wu/EFE

A boa atuação nos treinos somanda a uma excelente pré-temporada, quando marcou um dos gols diante do Vissel Kobe durante a turne asiática, rendeu a ele a chance de começar a trabalhar em definitivo com a equipe principal, sob o comando do técnico Hansi Flick, reconhecido pelo alto aproveitamento de jovens.

Durante a partida desta terça, ele teve a oportunidade de jogar pela primeira vez como titular, sempre aberto pelo lado esquerdo do campo pelo fato de ser destro. Foram 59 minutos em campo, com uma grande chance criada, acerto de 18 dos 20 passes que tentou (90%), 27 ações com a bola, mas perdeu todos os quatro duelos contra marcadores pelo chão, segundo números do Sofascore.

Fernández já optou por defender a Espanha e, atualmente, tem dez partidas pelos times sub-15, sub-16, sub-17 e sub-18.

O Barça agora corre para renovar o contrato de seu novo prodígio, que se encerra em 30 de junho de 2027. A intenção do clube é estender, pelo menos, o contrato até 2030.