Como fica a corrida pela Bola de Ouro com City na final da Champions
Presença de Haaland na decisão dá ainda mais força ao norueguês na luta por premiação; ele é o artilheiro do torneio, com 12 gols
O Manchester City venceu o Real Madrid por 4 a 0 nesta quarta-feira, 17, e confirmou classificação para mais uma final da Liga dos Campeões – a segunda de sua história. A vaga coloca o craque norueguês Erling Haaland ainda mais em evidência na briga pela Bola de Ouro de 2023, que será entregue nos meses finais deste ano, levando em conta o desempenho no período da temporada europeia.
Mesmo sem balançar as redes, o camisa 9 dos citizens aumentou a cotação em torno da premiação. Na última edição, que premiou Karim Benzema, a avaliação foi compreendida foi entre agosto de 2021 e julho de 2022. Assim como o francês, artilheiro da última edição, ele é o principal goleador do torneio, com 12 gols.
De acordo com os novos critérios estabelecidos pela revista francesa L’Equipe, o principal fator a ser levado em conta para a votação é o desempenho individual e caráter decisivo para suas equipes. O segundo fator será o desempenho coletivo. A Copa do Mundo do Catar, disputada entre novembro de dezembro de 2022, entra na disputa.
Entre o finalistas da Champions, vale atenção para o meio-campista belga Kevin De Bruyne. O brasileiro Vinicius Júnior, mesmo eliminado, segue no páreo. PLACAR levantou os números dos principais candidatos, por clubes e seleções, durante o período a ser considerado para a Bola de Ouro.
Vinicius Júnior (Real Madrid e Brasil)
60 jogos
24 gols
21 assistências
Copa do Rei
Mundial
Supercopa da Espanha
Erling Haaland (Manchester City e Noruega)
51 jogos
53 gols
2 assistências
Lionel Messi (Paris Saint-Germain e Argentina)
50 jogos
36 gols
24 assistências
Copa do Mundo
Karim Benzema (Real Madrid e França)
40 jogos
29 gols
6 assistências
Copa do Rei
Mundial
Supercopa
Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain e França)
51 jogos
49 gols
12 assistências
Julián Álvarez (Manchester City e Argentina)
56 jogos
22 gols
4 assistências
Copa do Mundo
Kevin De Bruyne (Manchester City e Bélgica)
53 jogos
12 gols
28 assistências
Victor Osimhen (Napoli e Nigéria)
38 jogos
28 gols
4 assistências
Campeonato Italiano