A Federação Paulista de Futebol precisou se adaptar as mudanças de calendário impostas pela CBF e, na última terça-feira, 12, confirmou o novo formado do estadual e sorteou os confrontos da 1ª fase do Paulistão, confirmando os clássicos entre Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
No formato anterior do Paulistão, os quatro grandes eram cabeças de chave em quatro grupos formado por quatro equipes. Um time jogava contra todos que não pertenciam ao seu próprio grupo e, ao avançar para o mata-mata, fazia as quartas de final contra o segundo colocado do próprio grupo. O mata-mata seguia em jogo único até a final, decidida em ida e volta.
Com apenas 11 datas disponíveis no calendário, o Paulistão adotará agora um formato semelhante ao da Champions League.

Corinthians é o atual campeão do Paulistão, em final contra o Palmeiras – Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O novo formato do Paulistão
Os times foram separados em quatro potes: A (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), B (São Bernardo, Novorizontino, Bragantino e Mirassol), C (Guarani, Ponte Preta, Velo Clube e Portuguesa) e D (Primavera, Capivariano, Noroeste e Botafogo-SP).
Todos os times do pote A se enfrentam, garantindo os clássicos. Além disso, enfrentam dois times do pote B, dois times do pote C e um time do pote D. Os times dos demais potes enfrentam dois adversários de cada pote.





