Publicidade
Publicidade

Fluminense aquece mercado e monta time ainda mais cascudo para 2024

Tricolor contratou nomes de peso como Renato Augusto, Douglas Costa e David Terans, e chegou a 14 atletas acima dos 30 anos no elenco

Depois de viver um 2023 sonhado, o Fluminense recarrega as baterias para tentar voltar a brilhar nesta temporada. Para isso, o Tricolor foi ao mercado e contratou atletas renomados, tornando seu elenco ainda mais experiente. Até o momento foram confirmadas as chegadas do zagueiro Antônio Carlos, dos meias Renato Augusto, David Terans e Gabriel Pires, e dos atacantes Douglas Costa e Jan Lucumí.

Publicidade

A contratação de maior impacto do atual campeão da Libertadores foi a de Renato Augusto, que deixou o Corinthians aos 35 anos, e deve revezar com Paulo Henrique Ganso como maestro da equipe. Nesta semana, outro jogador com experiência em Copa do Mundo a chegar às Laranjeiras foi o atacante Douglas Costa. O jogador de 33 anos estava livre no mercado após deixar o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, e revelou que estava perto do acerto com o Samsuspor, da Turquia, mas mudou de ideia após conversar com o técnico Fernando Diniz.

“Estava indo para a Turquia neste dia e aí o Diniz me ligou. Mandei cancelar o voo, a viagem, pois a conversa foi bastante reta e paralela. Depois o Fred me chamou na sequência e mudei totalmente o rumo da jornada da minha carreira. E minha esposa ficou super contente por estar voltando a viver no Rio de Janeiro”, disse à Flu Tv.

Publicidade

Outra contratação badalada foi a de Terans, meia uruguaio que se destacou pelo Athletico-PR, e estava no Pachuca, do México. Já para suprir a saída do capitão Nino, vendido ao Zenit, da Rússia, o Fluminense contratou Antônio Carlos, que estava no Orlando City. Já o atacante colombiano Jan Lacumí, de apenas 19 anos, chega como uma aposta do clube. O jovem ponta pertencia ao Boca Juniors de Cali e é mais uma opção de ataque para o técnico Fernando Diniz.

O Fluminense ainda vive a expectativa de que um de seus destaques, o volante André, possa ser vendido. Nesta terça-feira, 30, o presidente Mário Bittencourt falou sobre o tema e disse ter recusado uma proposta de um clube inglês. “Em 2023, tivemos uma proposta pelo André de 30 milhões de euros e dissemos ‘não’ porque tínhamos determinado, em comum acordo com o jogador, que não iríamos vendê-lo, pois  queríamos vencer a Libertadores. De lá para cá, tivemos uma segunda proposta, de um clube inglês, num valor bem abaixo dos 30, que recusamos, por entender que era baixa.

“A cabeça dele está muito boa, e é o que eu mais me preocupo. Ele tem a expectativa de ir, porque cumpriu um combinado em ficar, e eu também cumpro combinados. A janela fecha daqui a dois dias. Existe a possibilidade de chegar uma proposta nos próximos dois dias, e aconteça a venda que seja boa para o clube e para o jogador. E existe a chance dele ir no meio do ano. Recusamos o Liverpool para priorizar a Libertadores. Fui muito criticado, porque falaram que era uma irresponsabilidade financeira. Se tivesse vendido, seria uma irresponsabilidade esportiva”, completou o mandatário, que ainda confirmou que o atacante Jhon Arias recusou uma proposta do Zenit.

Publicidade

Com as últimas movimentações, o Fluminense aposta em um elenco ainda mais “cascudo” que que levou os títulos do Carioca e da Libertadores de 2023. Segundo dados do site Transfermartk, o Fluminense tem atualmente 38 atletas no plantel profissional, com média de idade de 28 anos. Entre os jogadores que devem ser titulares, a média sobe, puxada pelas idades de Fábio (43 anos), Felipe Melo (40), Renato Augusto (35), Marcelo (35) e Cano (35). Ao todo, o clube tem 14 atletas acima dos 30 anos.

Ainda sem o elenco principal, que teve férias prolongadas por ter disputado o Mundial de Clubes, o time de jovens do Fluminense iniciou bem o Campeonato Carioca. É o líder com 10 pontos em quatro rodadas, um a mais que Botafogo e Boavista. O elenco titular já voltou aos treinos e deve ir a campo nas próximas rodadas.

Os atletas do Fluminense acima dos 30 anos:

Fábio (43)
Felipe Melo (40)
David Braz (36)
Felipe Alves (35)
Renato Augusto (35)
Cano (35)
Marcelo (35)
Keno (34)
Ganso (34)
Thiago Santos (35)
Douglas Costa (33)
Samuel Xavier (33)
Manoel (33)
Diogo Barbosa (31)

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade