O Vasco da Gama pode entrar na última rodada do Brasileirão com chances matemáticas de dois extremos opostos. No último jogo da temporada dentro de São Januário, a equipe cruzmaltina perdeu para o Mirassol por 2 a 0 e segue com a ameaça do rebaixamento. No entanto, ainda que de forma remota, o Gigante da Colina também sonha com o G8 e a vaga na Libertadores.
Os dois cenários são extremos para o Vasco. Ou seja, para ser rebaixado precisa dar tudo errado e para ir à Libertadores precisa dar tudo certo. Ainda assim, matematicamente as duas situações são possíveis.
O cenário do rebaixamento
Para evitar o rebaixamento na última rodada, basta o Vasco pontuar – empate ou vitória contra o Galo, fora de casa. Contudo, em caso de derrota, então o time carioca precisa secar os concorrentes da parte de baixo.
Existe ainda um cenário em que o Vasco chega para a última rodada já livre do Z4. Para isso, Santos e Fortaleza precisam perder nesta 37ª rodada. As duas equipe entram em campo nesta quarta, 3, contra Juventude e Fortaleza, respectivamente.
Torcer contra o Internacional ou para um derrotado em Bragantino e Vitória também ajuda.
Dá para sonhar com G8 e Libertadores?
É improvável que o Vasco consiga uma classificação para a Libertadores, mas matematicamente é possível.
Antes de mais nada, é necessário que Cruzeiro ou Fluminense sejam campeões da Copa do Brasil. Dessa forma, o G8 se confirmaria com uma nova vaga para o torneio continental.
Neste cenário, o Vasco precisa ganhar de qualquer forma do Atlético Mineiro na última rodada. Ao alcançar os 48 pontos, o cruzmaltino precisaria secar de todas as formas: Bragantino, Grêmio, Corinthians e São Paulo.
Já com os 48 pontos máximos que o Vasco pode alcançar, o Tricolor paulista não poderia sequer empatar nestes últimos dois jogos. O São Paulo joga contra Inter e Vitória.
Com a combinação de resultados, o Vasco igualaria os 48 pontos e iria para 14 vitórias no campeonato, além de provavelmente confirmar um melhor saldo de gols em relação aos concorrentes diretos.





