• Escudo Atlético-MG
  • Escudo Bahia
  • Escudo Botafogo
  • Escudo Ceará
  • Escudo Corinthians
  • Escudo Cruzeiro
  • Escudo Flamengo
  • Escudo Fluminense
  • Escudo Fortaleza
  • Escudo Grêmio
  • Escudo Internacional
  • Escudo Juventude
  • Escudo Mirassol
  • Escudo Palmeiras
  • Escudo RB Bragantino
  • Escudo Santos
  • Escudo São Paulo
  • Escudo Sport
  • Escudo Vasco
  • Escudo Vitória

Brasileirão

Ulrico Mursa e Caneleira: como estão as ‘futuras casas’ do Santos

Estádios de Portuguesa Santista e Jabaquara podem ser utilizados pelo clube durante a demolição da Vila e construção de nova arena

Publicado por: Redação em 10/08/2025 às 07:00 - Atualizado em 08/08/2025 às 16:39
Ulrico Mursa e Caneleira: como estão as ‘futuras casas’ do Santos
Estádio Espanha e Ulrico Mursa são podem virar as novas casas provisórias do Santos - Montagem sobre Divulgação

O Santos pode continuar jogando em Santos mesmo durante o período de demolição da Vila Belmiro e construção de sua nova arena. Em entrevista coletiva concedida na última sexta-feira, 8, logo após o anúncio oficial da aprovação do projeto, o presidente Marcelo Teixeira surpreendeu ao admitir que o clube estuda a possibilidade de mandar suas partidas nos estádios dos “primos pobres” da cidade, a Portuguesa Santista e o Jabaquara.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

“Não há nada concreto, definido. Não temos um plano e ainda não conversamos com a Portuguesa Santista e Jabaquara, mas temos chance de estudar um projeto, verificar o investimento e, ao mesmo tempo, encontrar em comum acordo com os clubes a possibilidade de criar uma estrutura móvel para aumentar a capacidade dos estádios e o Santos poder mandar alguns jogos na cidade. Nada definido, mas estamos estudando a possibilidade. Em breve conversaremos com os clubes coirmãos”, disse o dirigente.

Estádio Ulrico Mursa recebeu menos de 6.000 torcedores na última final disputada pela Briosa - Douglas Teixeira/Agência Briosa

Estádio Ulrico Mursa recebeu menos de 6.000 torcedores na última final disputada pela Briosa – Douglas Teixeira/Agência Briosa

A ideia inicial do clube era transferir a maior parte das partidas na Mercado Livre Arena Pacaembu. Pesa contra, contudo, a desaprovação pública do atacante Neymar, ídolo e principal nome do atual elenco, que recentemente chamou o Allianz Parque, do Palmeiras, de society.

“Jogar no Allianz, para mim, é impossível. Jogar no society incomoda qualquer jogador, não só a mim, independente das lesões”, explicou após a vitória do Santos contra o Juventude na última segunda, 4, no Morumbis.

Desde que chegou ao Santos, o camisa 10 não atuou nenhuma vez em gramados sintéticos, ficando fora das partidas contra o Palmeiras e Botafogo, além do duelo diante do Ceará, também no Allianz, momento em que se recuperava de uma lesão.

Com isso, o estádio do São Paulo também surge como uma possibilidade, mas enfrenta mais dificuldades para a sua utilização pela preferência de uso dos donos da casa e a restrição de segurança imposta pela Polícia Militar para que dois times grandes não atuem no mesmo dia na capital.

“O Santos definiu como palco o Mercado Livre Pacaembu durante a construção da nova arena, mas temos parcerias com clubes em São Paulo. Estamos jogando no Morumbis nos últimos jogos. Pretendemos atuar não só no estado de São Paulo, mas em outros palcos para que o Santos possa atuar durante a construção. Conversando com o prefeito, deputado, comitê de gestão e mesa do conselho, estamos estudando possibilidade referentes aos estádios em Santos”, afirmou Teixeira.

Como estão os estádios estudados pelo Santos

Ulrico Mursa: Portuguesa Santista

Casa da Portuguesa Santista, que atualmente disputa a primeira fase da Copa Paulista e foi rebaixada para a Série A-3 estadual neste ano, o estádio Ulrico Mursa foi inaugurado em 5 de dezembro de 1920. Tem capacidade para aproximadamente 7.600 pessoas, com gramado natural. Na final da Copa Paulista de 2023, diante do São José-SP, o local recebeu 5.881 torcedores, tendo vendido todos os ingressos autorizados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

O estádio fica bem próximo a Vila Belmiro, cerca de 500 metros, e passa por uma grande reforma em seu entorno por conta da construção de um novo shopping na maior parte da antiga área utilizada como sede social da Portuguesa Santista. As obras tem previsão para término no segundo semestre de 2027.

Casa da Portuguesa Santista recebe atualmente os jogos da Copa Paulista e das categorias de base - Douglas Teixeira/Agência Briosa

Casa da Portuguesa Santista recebe atualmente os jogos da Copa Paulista e das categorias de base – Douglas Teixeira/Agência Briosa

O último jogo do time profissional Santos no estádio ocorreu em 12 de fevereiro de 2003, na derrota por 2 a 0 para a Briosa, dirigida pelo ex-ponta-esquerda Pepe. Naquele ano, a equipe da colônia portuguesa chegou até as semifinais. As equipes de base santista atuam de forma mais recorrente no local.

Possui as mesmas dimensões da Vila, com 105 m x 68 m.

Estádio Espanha (Caneleira): Jabaquara

Casa do Jabaquara, que atualmente disputa Série A-4, equivalente ao quarto patamar estadual, teve sua primeira inauguração em 7 de setembro de 1971, com um festival de jogos. Tem capacidade para aproximadamente 8.031 pessoas, também com gramado natural. Entre os profissionais, foi utilizado pela última vez na vitória por 3 a 1 do Jabaquara diante da Matonense em 15 de março. E, agora, em jogos e treinos das categorias de base.

Sub-20 d Santos em partida no estádio Espanha disputada em julho – Divulgação/Santos FC

Mais recentemente, no último dia 26, o sub-20 do Santos venceu o Juventus-SP por 3 a 2 em confronto válido pela 13ª rodada do Campeonato Paulista da categoria. Localizado no bairro da Caneleira, fica um pouco mais afastado da Vila Belmiro cerca de 5 km.

Possui as mesmas dimensões da Vila, com 105 m x 68 m.

[elementor-template id="311457"]
[elementor-template id="311463"]
Baixar o aplicativo Placar

Baixe nosso aplicativo

Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo

Baixe nosso app