Publicidade
Publicidade

Slimani: reforço do Coritiba fez 9 gols em 2023 e é o maior artilheiro de seu país

Atacante argelino de 35 anos chega ao Coxa com contrato até 2024 ostentando gols em Copa do Mundo e Champions League no currículo

O atacante Islam Slimani chegou ao Brasil nesta quarta-feira, 23, para assinar contrato com o Coritiba. Recepcionado por cerca de 500 torcedores no Aeroporto de Bacacheri, o argelino de 35 anos será atleta do Coxa até o fim de 2024 e é tratado com badalação entre torcedores e diretoria.

Publicidade

Autor de nove gols em 2023, Slimani tem no currículo momentos marcantes. Maior artilheiro da seleção da Argélia, com 44 gols, deixou dois na Copa do Mundo de 2014, sendo um deles na Arena da Baixada, casa do maior rival, o Athletico Paranaense.

Outro fator que enriquece o histórico de Slimani é o fato de ter gols em Liga dos Campeões por dois clubes diferentes: Sporting e Leicester.

Publicidade

O centroavante chega ao país após passagem pelo Anderlecht. Contratado no início deste ano pelo clube belga, fez 16 partidas, com direito a nove gols e uma assistência. Levando em conta os minutos em campo, Slimani precisou de 112 minutos para marcar, em média.

Maior artilheiro da seleção argelina, ele está à frente de Riyad Mahrez, que tem 32, astro do país com passagem marcante pelo Manchester City e, atualmente, no futebol saudita.

Esses números foram construídos entre 17 tentos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, 11 por amistosos, 10 pelas Eliminatórias para a Copa das Nações Africanas, quatro pela Copa das Nações Africanas e dois em Copa do Mundo.

Publicidade

Durante a carreira, Slimani passou por uma boa quantidade de clubes. Após o começo no JSM Chéraga, da Argélia, atuou pelo conterrâneo CR Belouizdad.

Contratado pelo Sporting, de Portugal, em 2013, iniciou a trajetória na Europa com experiências no Leicester e Newcastle, da Inglaterra, Fenerbahce, da Turquia, Monaco, Lyon e Brest, da França, antes do Anderlecht e. agora, o Coritiba.

O clube paranaense é o penúltimo colocado no Brasileirão, com apenas 14 pontos conquistados em vinte rodada disputadas – a sete de distância do Bahia, primeiro clube fora da zona de rebaixamento.

Publicidade