A noite desta quinta-feira, 27, ficará marcada negativamente na memória do torcedor do São Paulo. No Maracanã, a equipe foi atropelada pelo Fluminense, sofrendo uma derrota por 6 a 0 em partida válida pela 36ª rodada do Brasileirão de 2025. O resultado elástico expôs fragilidades defensivas de um time cheio de desfalques.

Esta foi a pior derrota do clube em 24 anos. Para encontrar um revés tão ou mais expressivo, é preciso voltar a 2001, quando o time foi goleado pelo Vasco por 7 a 1, também no Rio de Janeiro. O placar de 6 a 0 iguala outras tragédias esportivas e reacende o debate sobre o planejamento da equipe nesta reta final de campeonato.

Relembre as piores derrotas da história do São Paulo

Ao longo de sua história vitoriosa, o Tricolor Paulista sofreu poucos, mas dolorosos tropeços com placares dilatados. Abaixo, algumas das goleadas mais marcantes sofridas pelo clube:

  • Botafogo 8 x 1 São Paulo (1940): A maior goleada da história sofrida pelo clube aconteceu no Torneio Rio-São Paulo, contra o Botafogo.
  • Vasco 7 x 1 São Paulo (2001): Com show de Romário, o Cruzmaltino impôs um vexame histórico no Campeonato Brasileiro.
  • São Paulo 2 x 7 Portuguesa (1998): Em oito minutos, a Lusa marcou quatro gols e construiu a goleada no Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 6 x 1 São Paulo (2015): Na entrega da taça do título brasileiro do rival, o Tricolor foi goleado na Neo Química Arena.
  • Fluminense 6 x 0 São Paulo (2025): O revés entrou na lista como um dos piores desempenhos defensivos do século XXI.
  • Corinthians 5 x 0 São Paulo (2011): Outro clássico traumático para os são-paulinos pelo nacional, marcado por falhas individuais.
  •  No Allianz Parque, o Palmeiras dominou completamente o clássico pelo Campeonato Brasileiro.