Rodada complica Corinthians: as probabilidades de rebaixamento
Timão foi derrotado pelo Botafogo e viu possibilidade de queda aumentar no Brasileirão; veja as probabilidades de descenso e título, de acordo com a UFMG
O Corinthians segue em situação delicada no Campeonato Brasileiro 2024. Após perder por 2 a 1 para o Botafogo, no último sábado, 14, o Timão viu a sua probabilidade de rebaixamento crescer.
Atualmente na 18ª posição, com 25 pontos, o Alvinegro tem 60,7% de chances de cair, segundo o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). A possibilidade de ser rebaixado é igual à do Vitória, 17º colocado.
Já para o Cuiabá, 19º, e Atlético Goianiense, 20°, o cenário é ainda mais delicado. O Dourado tem 71,1% de probabilidade de cair, enquanto o Dragão tem 97,6%.
As contas do Corinthians
De acordo com a UFMG, 50 pontos retiram em 100% os riscos de rebaixamento. Porém, a marca dos 46 pontos já deixaria a equipe com menos de 1% de chance de descenso.
Ou seja, nas próximas 12 rodadas que tem a disputar no Brasileirão, o Corinthians precisa de 21 pontos para estar muito próximo de se livrar da segunda queda. Isso representa que, daqui em diante, o Timão precisa ter um aproveitamento de 58,3%.
Contudo, até o momento, o aproveitamento corintiano é de 32% dos pontos. Logo, para escapar da Série B de 2025, o rendimento precisa aumentar de maneira considerável.
Chances de título
O Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, é quem mais tem possibilidade de ser campeão. Na ponta com 53 pontos, o Glorioso tem 54,5% de chance de levar a taça.
Na cola, estão Fortaleza com 19,5% e Palmeiras com 18,5% de probabilidade. Mais atrás, estão Flamengo, com 3,8%, São Paulo, com 2,5%, e e Bahia, com 0,54% fechando o G6.
No quesito de classificação para a Libertadores de 2025, quem mais se destaca é o Fogão. O Alvinegro, dono da ponta da tabela, tem 99,7% de chance de estar na próxima edição da competição continental.
A projeção de pontos também coloca o Botafogo como principal favorito. Segundo o estudo, chegar aos 77 pontos deixa o time com mais de 99% de probabilidade de ser campeão. Assim, para isso, é necessário 66,6% de aproveitamento nas rodadas finais, número inferior ao atual rendimento, que é de 67,9% de pontos conquistados.