Publicidade
Publicidade

Retrô ultrapassa Santa Cruz e já mira outros rivais pernambucanos

Fundado em 2016, campeão da Série D sonha com elite do futebol nacional: ‘É um clube que já nasceu grande’, diz executivo

O futebol brasileiro é movido por rivalidades. E em Pernambuco, claro, não é diferente. Campeão da Série D do Brasileiro no último domingo, 29, o Retrô comemora ter ultrapassado o Santa Cruz, alcançado o Náutico e já mira o Sport.

Publicidade

Até pela recente data de fundação do clube, em 2016, a soma dos títulos e dos torcedores com os rivais não são nem comparáveis. Francisco Sales, executivo de futebol, diz respeito às divisões das equipes do Estado nas séries do Brasileiro.

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias

O Santa Cruz (fundado em 1914) ficou em 2024 pela primeira vez em sua história centenária sem um calendário nacional. Na Série C, o Náutico (1901) não passou da primeira fase. O Sport, na B, ainda briga por uma vaga na elite do futebol no ano que vem.

Publicidade

“Hoje, o Retrô já ultrapassou o Santa Cruz no aspecto de divisão e agora se iguala ao Náutico. A meta é subir para a Série B”, disse Sales.

“É um clube que já nasceu grande em questão de estrutura. O CT tem nove campos, hotel, auditório e dá toda o suporte para os nossos jogadores. O mínimo que almejamos é a Série B e, depois, se tiver a condição de se estabilizar na B, buscar o acesso à Série A.”

Francisco Sales, Retrô, campeão Série D 2024, Divulgação/Retrô
Divulgação/Retrô

Sales, 30, chegou ao Retrô em março desse ano, sendo peça fundamental no planejamento para as competições e no trabalho diário. Formando e direito, pós-graduado em gestão empresarial, com especialização na CBF Academy, ele é o primeiro executivo de futebol da história do clube.

Publicidade

Para ficar com o título, o Retrô reverteu a derrota do jogo de ida para o Anápolis (2 a 1) e, com a vitória por 3 a 1 fez a festa na Arena Pernambuco, local em que manda as suas partidas. Além dos times pernambucano e goiano, Itabaiana-SE e Maringá também subiram.

O lateral-direito Jean (ex-São Paulo, Palmeiras, Fluminense), os volantes Jonas (Flamengo) e Rômulo (Vasco, Spartak Moscou, Flamengo) e Fernandinho (São Paulo, Grêmio) são os jogadores mais renomados que fazem parte do elenco.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade