O Campeonato Brasil chegou à sua reta final, após disputa completa do jogo 36 de cada equipe. Assim, projeções do Departamento de Matemática da UFMG indicam um cenário praticamente definido na disputa pelo título, mas com uma zona de rebaixamento com diferentes níveis de risco entre os clubes envolvidos.

Na parte de cima da tabela, a briga pelo título está restrita a apenas dois times. O Flamengo lidera as probabilidades com 97,2% de chance de ser campeão, enquanto o Palmeiras aparece com apenas 2,8%.

Todos os demais clubes do campeonato, incluindo, o Cruzeiro, que tropeçou contra o Ceará, surgem com 0,0% de probabilidade de título. Diante desse cenário, o Rubro-Negro já pode confirmar o título na próxima rodada, caso vença seu compromisso. Se o Alviverde tropeçar, qualquer resultado basta para o lado palmeirense.

Zona da confusão: rebaixamento

Na parte de baixo da tabela, o quadro é mais amplo. Sport e Juventude aparecem com 100% de probabilidade de rebaixamento, em situação estatisticamente irreversível. À frente, o Fortaleza tem 69,5% de risco de queda, como o time mais ameaçado fora dos dois já praticamente condenados. O Santos aparece logo atrás, com 51,4%.

Na sequência, apesar de abaixo na classificação, o Internacional tem 40,8% de chance de rebaixamento, enquanto o Vitória aparece com 30,6%. O Ceará, com 43 pontos, está em um segundo patamar de perigo, com 7,5%, dependendo de uma combinação mais improvável de resultados para cair.

A partir daí, o risco passa a ser estatisticamente muito baixo. O Bragantino aparece com apenas 0,15%, o Atlético com 0,0428%, o Vasco da Gama com 0,0204% e o Corinthians com 0,0017%. O Grêmio, antes ameaçado, tem 0,0004% de probabilidade.

Assim, enquanto o título tende a ser resolvido de forma precoce, a luta contra a queda permanece como o principal foco de tensão deste fim de Brasileirão. A 37ª rodada começa a ser disputada já nesta terça-feira, 2, e a última rodada acontece no próximo domingo, 7.