Publicidade
Publicidade

Quem é Fabinho ‘Soldado’, ex-jogador e novo dirigente do Corinthians

Campeão brasileiro com o Santos, da Libertadores e Mundial com o Inter e da Copa do Brasil com o Flu, Fábio de Jesus deixa o Flamengo para ser o executivo de futebol do Timão

O Corinthians anunciou nesta quarta-feira, 24, um novo profissional para o cargo de executivo de futebol. Trata-se de Fabinho ‘Soldado’. O dirigente trocou o Flamengo, clube em que estava desde 2017, para dividir funções no Parque São Jorge com Rubão, atual diretor do Timão. Como jogador, Fábio de Jesus foi campeão brasileiro pelo Santos, da Libertadores e Mundial pelo Inter e da Copa do Brasil pelo Fluminense.

Publicidade

“É um desafio participar de uma reconstrução do departamento de futebol do Corinthians. Gostaria de deixar claro que as minhas funções não se resumem a contratações, mas também em capacitar e melhorar todos os departamentos dentro do futebol”, disse Fabinho, em nota oficial divulgada pelo Corinthians.

Fabinho, do Santos, durante clássico contra o São Paulo - Acervo / PLACAR
Fabinho, do Santos, durante clássico contra o São Paulo – Acervo / PLACAR

Soldado foi contratado pelo Flamengo em 2017, pelo então presidente Bandeira de Mello, para ser funcionário do departamento de scout. Foi promovido no ano seguinte como gerente do setor e permaneceu até 2021. Durante o período, foi responsável por captar o zagueiro espanhol Pablo Marí, campeão da Libertadores em 2019. Depois subiu ao cargo de gerente de futebol, onde se encontrava até hoje.

Publicidade

Como profissional rubro-negro, esteve abaixo da hierarquia de futebol comandada por Marcos Braz e Rodolfo Landim, mas tentou valorizar os processos de captação de jogadores para a base e profissional. Além disso, sempre teve boa presença no vestiário, nutrindo bom relacionamento com o elenco.

Fabinho, jogador do Internacional, durante o Brasileiro 2006 – Acervo / PLACAR

Como jogador, começou a carreira no Bonsucesso. A entrega do volante dentro de campo rendeu o apelido de ‘Soldado’, que permanece até hoje. Passou pela Ponte Preta e rumou ao futebol japonês, defendendo o Gamba Osaka e mais tarde o Shimizu S-Pulse. Atuou também pelo Flamengo, mas somou títulos pelo Santos (Brasileirão 2004), Inter (Libertadores e Mundial 2006) e Flu (Copa do Brasil 2007).

Fabinho se aposentou em 2009 e dois anos mais tarde se tornou dirigente, trabalhando nos bastidores do Bonsucesso e, na sequência, passando por Bangu, Anápolis e Tupi, até chegar à Gávea. Formou-se em gestão de futebol pela CBF e também cursou neurolinguística.

Publicidade

No Corinthians, Soldado dividirá funções com Rubão, atual diretor do clube. O Timão passou por nomes como Rodrigo Caetano, Thiago Scuro e Pelaipe antes de acertar com o ex-Flamengo.

Publicidade