O que ainda está em jogo na última rodada do Campeonato Brasileiro
Brigas por G4 e G8 seguem com vários candidatos e uma vaga de rebaixamento ainda está aberta, apesar da diferença no saldo de gols
A última rodada do Campeonato Brasileiro de 2022 começou a ser disputada neste sábado, 12 com o jogo isolado entre Flamengo e Avaí e acaba só no domingo, 13, quando as nove outras partidas serão disputadas de maneira simultânea. Apesar de já ter campeão definido, o Palmeiras, grande parte das vagas da Libertadores preenchidas e três rebaixados, ainda há brigas na competição, que prometem agitar o final de semana.
Assine #PLACAR por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!
Menos importante, mas vale dinheiro
O Flamengo finalizou sua participação no Campeonato Brasileiro mais cedo que os demais. Neste sábado, no Maracanã, a equipe rubro-negra foi derrotada pelo já rebaixado Avaí, por 2 a 1. O resultado deixou os cariocas na quinta posição e garantiu ao menos o G-4 para o Corinthians, que pode somar 38,2 milhões de reais com a premiação e ainda sonha com a terceira posição do Fluminense, que vale 2,3 milhões de reais a mais.
O Tricolor Carioca, por sua vez, ainda sonha em ultrapassar o Inter e fisgar o segundo lugar (e a premiação de 42,7 milhões de reais). Para isso, o Flu precisa vencer o Red Bull Bragantino em Bragança e torcer para que o Colorado perca para o Palmeiras em Porto Alegre.
Briga por G6 e G8
O título do Flamengo da Libertadores e da Copa do Brasil fez com que o Brasil tivesse direito a mais duas vagas na competição de clubes mais importante do continente. Desse modo, os 7º e 8º lugares do Brasileirão se classificam para a segunda fase do torneio, enquanto as vagas na fase de grupo ficam para os times que terminam entre 1º e 6º.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
Na última rodada do Brasileirão, há cinco times sonhando com a vaga direta e seis candidatos a ficar com a classificação para a segunda fase da Libertadores. Atual sexto colocado com 55 pontos, o Athletico Paranaense tem confronto direto contra o Botafogo no domingo. Na Arena da Baixada, o Furacão garante sua participação na próxima edição da competição com um empate, mas chega em má fase, totalizando derrota em cinco dos últimos 10 jogos e precisando vencer para não correr riscos de perder a vaga direta para de fase grupos. Do outro lado, o Glorioso, atual oitavo, corre risco de não jogar a Libertadores se não somar três pontos, porém pode sonhar em “pular” as chaves caso saia vitorioso do Paraná.
O Atlético Mineiro, que levantou a taça em 2021, chega à última rodada sem definição, mas na sétima posição, dependendo de um empate para ter a chance de conquistar a América em 2023. Com 55 pontos, o Galo viaja para enfrentar o Corinthians, em São Paulo, e, se vencer, fica próximo da fase de grupos da Libertadores. O Timão, entretanto, entra em campo para se despedir da torcida este ano e com objetivo de garantir maior premiação, tendo em vista que pode ser o 3º ou cair para 5º.
Sensações do futebol nacional nas últimas temporadas, o América Mineiro e o Fortaleza têm 52 pontos, na 9ª e 10ª colocações, respectivamente. Com ambas dependendo exclusivamente de uma vitória para sonhar, o Coelho joga em casa contra o desesperado Atlético Goianiense, enquanto o Leão desce ao litoral paulista para enfrentar o Santos, que não tem grandes pretensões no torneio.
Na 11ª posição, o São Paulo tem a menor chance de se classificar, porque tem 51 pontos, dois a menos que o Botafogo, oitavo. Para sonhar com o G8, o Tricolor precisa vencer o Goiás, em Goiânia, e contar com uma combinação de resultados favoráveis, que consiste em uma derrota do Botafogo e com América e Fortaleza marcando no máximo um ponto.
A luz no fim do túnel
Enquanto Ceará, Avaí e Juventude já estão confirmados na Série B de 2023, o Atlético Goianiense vai a campo na última rodada sonhando em escapar. Para isso, no entanto, precisa vencer o América Mineiro, torcer pela derrota do Cuiabá (16º) contra o Coritiba e ainda tirar a diferença de saldo de seis gols.
O Dragão tem 35 pontos e um saldo de -18 gols, enquanto o Dourado tem 38 pontos e um saldo de -12. Tendo em vista que uma vitória do Atlético junto a uma derrota do Cuiabá iguala as equipes em pontuação e número de vitórias, a decisão fica para a diferença entre tentos a favor e contra. Assim, o time goianiense tem uma luz no fim do túnel pela manutenção na elite.
Os jogos da 38ª rodada do Brasileirão:
Sábado 12
Domingo 13
16h
Inter x Palmeiras
Athletico-PR x Botafogo
Corinthians x Atlético-MG
Ceará x Juventude
Santos x Fortaleza
América-MG x Atlético-GO
Cuiabá x Coritiba
Red Bull Bragantino x Fluminense
Goiás x São Paulo
Assine o Amazon Prime e garanta 30 dias grátis de acesso ao Prime Video e outras vantagens