A volta de Neymar aos gramados pode ocorrer já neste sábado, 1º, diante do Fortaleza, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, em confronto válido pela 31ª rodada do Brasileirão.

Segundo informações dos sites Uol Diário do Peixe, o camisa 10 pediu para ser relacionado para a partida, considerada decisiva para o futuro do Santos na competição nacional. O pedido ainda é avaliado e condicionado a uma nova reavaliação nesta sexta-feira, 31.

Neymar iniciou na última terça o chamado processo de transição física no gramado, já utilizando chuteiras, realizando trabalhos com bola no CT Rei Pelé. O departamento médico do clube, contudo, é cauteloso.

O meia-atacante se recupera de uma lesão grau 2 no músculo reto femoral da coxa direita. Inicialmente, a projeção é para que voltasse apenas no duelo diante do Flamengo, em 9 de novembro, ficando de fora das partidas contra Fortaleza e do clássico contra o Palmeiras, no dia 6, no gramado sintético do Allianz Parque.

Neymar acusou o novo problema durante um treinamento no último dia 18 de setembro. Submetido a exames, ele teve constatada a contusão. O clube não informou o tempo de recuperação.

“O meia-atacante Neymar Jr. deixou o treino da última quinta-feira (18), no CT Rei Pelé, com dores na coxa direita. Após a realização de exames de imagem nesta sexta-feira (19), o atleta teve constatada uma lesão no músculo reto femoral da coxa direita. Neymar Jr. já iniciou tratamento no CEPRAF sob orientação do Departamento Médico do Santos FC”, disse o Peixe na ocasião.

Este é mais um de uma série de problemas físicos apresentados pelo jogador desde a volta ao Santos, em fevereiro deste ano. Antes disso, o jogador chegou a sofrer com duas contusões maiores. Na mais recente, no músculo semimembranoso da coxa esquerda, ficou por quase 60 dias sem atuar até a volta diante do CRB.

Luta contra o rebaixamento

Restando oito rodadas para o fim, mas com uma partida a mais por fazer, por conta de um jogo atrasado com o Palmeiras, o time terá uma difícil sequência na competição nacional: Fortaleza (C), Palmeiras (F), Flamengo (F), Palmeiras (C), Mirassol (C), Internacional (F), Sport (C), Juventude (F) e Cruzeiro (C).

Pesa contra o Santos, além da sequência, o clima ruim pelas más atuações mesmo após a chegada do técnico Juan Pablo Vojvoda. Desde que assumiu, o argentino só venceu dois dois nove jogos a frente da equipe.

Vojvoda chegou ao oitavo jogo pelo Santos, com apenas duas vitórias conquistadas - Raul Baretta/Santos FC

Vojvoda chegou ao nono jogo pelo Santos, com apenas duas vitórias conquistadas – Raul Baretta/Santos FC

Diante do Vitória, o time foi vaiado e chamado de chamado de “sem vergonha”. O atacante Guilherme, que desperdiçou a melhores oportunidade do Peixe na partida, um dos mais alvejados pelos torcedores.

“Joga, vagabundo, respeita o Santos, o maior time do mundo!”, disseram os torcedores em um dos coros. “Time sem vergonha”.

Segundo projeções matemáticas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Santos tem 34,5% de chances de um novo rebaixamento – repetindo o histórico vexame de 2023, ano em que caiu. O Vitória, concorrente direto, tem 56,7%, enquanto Juventude (93,5%), Fortaleza (78%) e Sport (99,9%) são os mais ameaçados.