Leão Caipira praticamente zera chances de rebaixamento, se consolida no G-4 e passa a buscar vaga inédita para a Libertadores
O Mirassol segue como a grata surpresa do Brasileirão 2025. Na última quarta-feira, 17, a sensação do interior paulista foi buscar um empate história por 3 a 3 contra o Botafogo, fora de casa, para se consolidar no G-4 do campeonato. Com chances de rebaixamento praticamente zeradas e mirando uma vaga na Libertadores, seria o Mirassol o melhor estreante da história do Brasileirão?
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
O Mirassol já disputou 22 jogos do campeonato, somando até aqui 10 vitórias, nove empates e apenas três derrotas – uma campanha surpreendente para quem acabou de subir da Série B e joga a primeira divisão de forma inédita.
Com 39 pontos conquistados, o Mirassol precisa de apenas mais seis (duas vitórias) para confirmar os 45 pontos que simbolicamente zeram as chances de rebaixamento. Ainda assim, de acordo com a UFMG, o Leão Caipira detém apenas 0.001% de chances de cair.
O Mirassol é o 5º melhor visitante do campeonato, e sofreu apenas três derrotas fora de casa: Cruzeiro, Bragantino e Flamengo. No entanto, é a campanha como mandante que trás ainda mais destaque para o time do interior. Junto com o líder Flamengo, o Mirassol é o único que segue invicto dentro de casa: são seis vitórias e quatro empates em 10 jogos disputados no Maião.
Destaque no Mirassol, Guanaes prega ‘pé no chão’ e detalha convicções
Além do Mirassol, nos últimos 20 anos, apenas quatro times estrearam no Brasileirão. Foram eles: Brasiliense, Ipatinga, Grêmio Barueri e Cuiabá.
Destes, a melhor campanha foi do Grêmio Barueri, em 2009, quando conseguiu somar 49 pontos e se terminar o campeonato em 11º colocado, evitando assim o rebaixamento. Na ocasião, passado 22 jogos como agora, o Barueri somava 33 pontos – seis a menos que a atual campanha do Mirassol.
Na temporada seguinte, no Brasileirão de 2010, o Barueri acabou rebaixado como lanterna, com apenas 28 pontos conquistados.
Dessa forma, desde que o campeonato adotou o sistema de pontos corridos, o Mirassol detém a melhor campanha de um estreante no Brasileirão. Além disso, pode ser o primeiro a conseguir uma classificação para a Copa Libertadores.
Grêmio Barueri (2009) – 49 pontos (11º)
Cuiabá (2021) – 47 pontos (15º)
Brasiliense (2005) – 41 pontos (20º)
Ipatinga (2008) – 35 pontos (20º)
Destaque do Mirassol, Reinaldo foi um dos entrevistados da PLACAR de maio
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app