Um grupo de 20 clubes das Séries A e B do Brasileirão informou, em nota divulgada na noite da quarta-feira, 21, que seus representantes não vão votar na eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no próximo domingo, 25. A medida é um protesto contra a condução do pleito que irá eleger Samir Xaud como novo presidente, com amplo apoio das federações.

Os clubes que participam do protesto são: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.

No comunicado, intitulado “sem clube não tem futebol”, as diretorias cobram “democracia, transparência e representatividade” e mudanças no processo eleitoral para o próximo ciclo.

Confira a íntegra abaixo:

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

“O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.

Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.

Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.”

Samir Xaud tem o apoio das federações

O jovem Samir Xaud, médico de 41 anos nascido em Roraima, é o candidato único a suceder Ednaldo Rodrigues, que foi afastado do cargo pela Justiça do Rio de Janeiro. Portanto, assumirá o mandato válido de 2025 a 2029.

Presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (na qual sucederia seu pai, Zeca Xaud, após quatro décadas), Samir registrou sua chapa com o apoio de 25 federações (apenas São Paulo e Mato Grosso não assinaram) e mais 10 clubes, incluindo Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Vasco.

Com isso, o candidato roraimense inviabilizou a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), que tinha apoio de 29 clubes e apenas duas federações. Pelos moldes atuais da eleição, é necessário ter o apoio de pelo menos oito federações para conseguir inscrever uma chapa.

Das 29 equipes que apoiaram Carneiro, nove não assinaram a nota de protesto desta quarta-feira: Atlético-MG, Bahia, Ceará, Red Bull Bragantino, Vitória, da Série A, e Avaí, Ferroviária, Operário-PR, Vila Nova, da B.

A eleição da CBF está marcada para domingo, às 10h30, na sede da entidade, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com voto remoto permitido. Com o protesto de 20 clubes, não haverá unanimidade para Samir Xaud, diferentemente do que ocorreu na última eleição de Ednaldo.