Tecnologia foi testada pela FPF em Corinthians x Ferroviária, pelo Paulistão Feminino, e deve fazer parte do Paulistão 2026
A Federação Paulista de Futebol (FPF) estreou na última terça-feira, 12, uma novidade no futebol brasileiro. Em partida disputada entre Corinthians e Ferroviária, válido pelo Campeonato Paulista feminino, pela primeira vez a arbitragem utilizou uma câmera corporal, acompanhando os lances de dentro do campo.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
NOVIDADE NA ÁREA! 🤩
O Superclássico Sicredi entre Corinthians e Ferroviária é o PRIMEIRO JOGO DO BRASIL a contar com a câmera na árbitra! #PaulistãoFemininoSicredi pic.twitter.com/rT0JLklqXf— Paulistão Feminino (@PaulistaoFem) August 12, 2025
A câmera foi utilizada na árbitra Jéssica Aparecida Milani, ficando presa em sua orelha e acompanhando a árbitra dentro de campo, capturando imagens exclusivas. O jogo entre Corinthians e Ferroviária terminou em vitória alvinegra por 2 a 0.
Esta foi a primeira vez que a tecnologia foi utilizada no futebol brasileiro. Em 2023, uma tecnologia parecida acompanhou o árbitro Raphael Claus, mas somente durante o protocolo inicial da partida, na entrada dos times e interação com os capitães no sorteio do lado de campo.
A câmera da arbitragem vem sendo testada em outros eventos ao redor do mundo e a esteve presente no Mundial de Clubes, pela primeira vez em uma competição internacional. Alguns jogos da fase de grupos como Al Ahly x Inter Miami, Botafogo x Seattle Sounders, Palmeiras x Porto, Flamengo x Espérance e Fluminense x Mamelodi Sundowns tiveram imagens exclusivas.
A tecnologia deve se tornar mais presente no futebol brasileiro. A expectativa da FPF é inserir a câmera no árbitro em outras competições, com destaque para o Paulistão de 2026.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app