Joia paraguaia interessa ao Verdão, mas equipe inglesa tem histórico difícil no mercado e costuma vender caro
O Palmeiras busca se reforçar ainda mais para a metade final de temporada e o nome da vez é Julio Enciso. O jovem paraguaio de 21 anos é atleta do Brighton e, apesar do interesse, a negociação não deve ser nada fácil. Isso porque a equipe inglesa tem uma forte presença no mercado e não costuma vender seus atletas por valores muito baixos.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
O Brighton & Hove Albion ganhou reputação no futebol europeu como um dos clubes mais difíceis de negociar. Sob a gestão do presidente Tony Bloom, o time inglês estabeleceu um modelo claro: vender apenas quando o valor atinge patamares considerados ideais pela diretoria.
Nessa lógica, e assim sendo, o clube tenta aproveitar a valorização máxima de um jogador. Ou seja, vende-lo no mais alto preço possível. Alguns exemplos são Cucurella, Mac Allister, Caicedo e mais recentemente o brasileiro João Pedro.
Eventualmente o modelo apresenta falhas. Na temporada 2021/22, o Brighton vendeu o atacante Gyokeres ao Coventry City por apenas 1,2 milhões de euros. No entanto, o sueco foi recém contratado pelo Arsenal, junto ao Sporting, por 65,8 milhões de euros.
Outro principal motivo que dificulta uma negociação é a estabilidade financeira. Apesar do lucro, o Brighton não depende de vendas para sobreviver e investe de forma inteligente, por consequência garantindo liberdade para rejeitar ofertas abaixo do esperado. Além disso, a diretoria costuma renovar cedo com suas principais peças, amarrando contratos longos que blindam o elenco contra saídas baratas.
Além disso, a postura firme também se deve ao departamento de scouting de elite. Como a reposição já está encaminhada antes mesmo de uma venda, o clube não sente pressão para fechar negócios rapidamente.
Por fim, algumas das negociações são conduzidas diretamente por Tony Bloom e pelo CEO Paul Barber, conhecidos por não ceder facilmente. Eles fixam prazos curtos e evitam acordos com pagamentos excessivamente parcelados.
João Pedro foi vendido do Brighton ao Chelsea por 63 milhões de euros – Alexandre Battibugli/Placar
Alguns exemplos de jogadores negociados pelo Brighton
Ben White – vendido ao Arsenal por 58,5 milhões de euros
Maupay – vendido ao Everton por 11,8 milhões de euros
Trossard – vendido ao Arsenal por 24 milhões de euros
Bissouma – vendido ao Tottenham por 29,2 milhões de euros
Cucurella – vendido ao Chelsea por 65,3 milhões de euros
Robert Sánchez – vendido ao Chelsea por 23 milhões de euros
Mac Allister – vendido ao Liverpool por 42 milhões de euros
Caicedo – vendido ao Chelsea por 116 milhões de euros
Billy Gilmour – vendido ao Napoli por 14 milhões de euros
Deniz Undav – vendido ao Stuttgart por 26 milhões de euros
Estupiñan – vendido ao Milan por 17 milhões de euros
Adingra – vendido ao Sunderland por 24,4 milhões de euros
João Pedro – vendido ao Chelsea por 63,7 milhões de euros
Cria do Libertad, do Paraguai, Enciso foi destaque nas categorias de base a ponto de estrear no profissional com apenas 15 anos de idade. Dessa maneira, em pouco mais de um ano no time principal, o meia participou de 29 gols, marcando 21 tentos e servindo oito assistências, em 69 jogos.
Enciso estreou pela seleção do Paraguai também em 2021, em partida contra a Bolívia, pela Copa América. No entanto, seu primeiro gol com a albirroja veio somente no ano passado, contra a Colômbia, também pela Copa América.
Vendido ao futebol inglês por 11,6 milhões de euros, Enciso chegou a atuar pelo time sub-21 do Brighton antes de ganhar chance no principal, para se adaptar. Mais tarde oi inserido ao elenco e, desse modo, participou de 51 jogos, marcando cinco gols e servindo seis assistências.
Em 2023, temporada em que o Brighton brilhou na Premier League com Mac Allister e Caicedo, Enciso chegou a despertar o interesse até de Pep Guardiola, de acordo com os veículos ingleses, à época.
Enciso comemora gol marcado pelo Paraguai no clássico contra o Uruguai – EFE/ Juan Pablo Pino
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app