CBF anuncia mudanças na arbitragem e promete traçar impedimento ao vivo
Evento teve a presença de representantes de clubes e de federações; exibição ao vivo da linha do VAR entra em vigor já na próxima rodada do Brasileirão
Em evento organizado para anunciar os novos membros da Comissão de Arbitragem da CBF, realizado nesta quarta-feira, 22, na sede da entidade, na zona oeste do Rio de Janeiro, o presidente do departamento Wilson Luiz Seneme apresentou os novos 18 integrantes e aproveitou para anunciar mudanças em alguns procedimentos. Uma delas será a exibição das linhas de impedimento do VAR, que passarão a ser traçadas ao vivo e mostradas nas transmissões das partidas.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!
“A gente vai disponibilizar a construção da linha do impedimento na transmissão ao vivo. Não vai mais enviar a foto da jogada para a transmissão colocar na sequência. A gente entende que quando as pessoas que estão acompanhando a transmissão começarem a acompanhar a construção da linha, vão entender melhor o final dela”, declarou Seneme.
Desde o início do Campeonato Brasileiro, as decisões dos árbitros têm sido alvo de constantes reclamações e tema de pautas internas de clubes. O exemplo mais recente foi na vitória do Botafogo sobre o Internacional por 3 a 2, no último domingo, 19, no Beira-Rio, quando o árbitro Sávio Pereira causou revolta nos alvinegros por marcar um pênalti e expulsar um jogador logo no início da partida.
Seneme assumiu parte da responsabilidade pelas críticas à arbitragem, mas lembrou que está no cargo há apenas dois meses. “É injusto, tem muito do passado nessas situações. É evidente isso”, disse ele.
Entre os 18 integrantes da Comissão de Arbitragem, estão nomes já conhecidos no ramo, como os ex-árbitros Ricardo Marques Ribeiro e Péricles Bassols. “Cheguei a esses nomes com o máximo de autonomia. Eu sei que eu estou sendo vigiado pelo presidente, assim como os árbitros têm que saber que estão sendo vigiados por nós. Mas essa liberdade de ação eu não tive nem na Conmebol”, disse Seneme.
Confira a lista completa dos integrantes da Comissão de Arbitragem da CBF:
- Wilson Luiz Seneme – Presidente da Comissão de Arbitragem
- Emerson Augusto de Carvalho – vice-presidente da Comissão de Arbitragem
- Ricardo Marques Ribeiro – Membro da CA
- Hilton Moutinho Rodrigues – Membro da CA
- Regildênia de Holanda Moura – Membro da CA / Responsável Arbitragem Feminina
- Ítalo Medeiros de Azevedo – Membro da CA / Estatístico
- Alicio Pena Júnior – Gerente Geral do CEAB
- Roberto Perassi – Gerente Ensino Arbitragem
- Giuliano Bozzano – Gerente Técnico Arbitragem
- Péricles Bassols – Gerente Técnico VAR
- Lucas Dias Almeida – Gerente VAR
- Rodrigo Pereira Jóia – Gerente Administrativo Abitragem
- Paulo Roberto da Rocha Camello – Coordenador Físico Arbitragem
- Mikael Silva Araújo – Analista Técnico de Vídeos
- Edson Rezende de Oliveira – Ouvidoria / Corregedoria Arbitragem
- Renata Lee – Coordenadora Administrativa Futsal
- Sandro Brechane – Coordenador Técnico Futsal
- Nayara Santos Azevedo – Analista Administrativa CA
- Tatiana Pacheco Lima Guedes – Analista Administrativa CEAB