Companheiro de Lionel Messi durante a preparação da Argentina para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Mauro Zárate confirma: o melhor com quem jogou foi, sim, o histórico camisa 10 da albiceleste. Porém, durante entrevista à Espn de seu país, surpreendeu ao apontar que o posto de segundo colocado pertence a um brasileiro.

“Coutinho, tirando o Messi, foi o melhor dos jogadores que vi em um treinamento. Ele jogava futsal, e nós jogávamos na grama. Era incrível a facilidade que ele pisava na bola e fazia as coisas. Era muito garoto na época, não foram dadas a eles as oportunidades, mas depois demonstrou”, disse o ex-atacante.

Hoje no Vasco da Gama, o meia dividiu campo com Zárate na temporada 2011/12, na Inter de Milão. Apenas com 19 anos, o brasileiro acabou emprestado ao Espanyol no meio da temporada, o que não impediu a recordação do argentino.

A escolha chama a atenção porque Zárate “passou” Coutinho na frente de diversos companheiros badalados, entre compatriotas ou não. Revelado pelo Vélez Sarsfield, com passagens por Lazio, Boca Juniors, Fiorentina, Inter de Milão, base da Argentina e mais, o atleta aposentado dividiu campo com nomes de peso.

Philippe Coutinho em treino pela Inter - Divulgação / Inter

Philippe Coutinho em treino pela Inter – Divulgação / Inter

Assim, segundo Zárate, Coutinho está acima de figuras como Sérgio Aguero, Ángel Di María, Carlos Tévez e Samuel Eto’o. Em suas passagens pelo futebol italiano, ainda dividiu campos com atletas como Diego Forlán, uruguaio de destaque pela Europa e pela sua seleção.