O nadador Cesar Cielo estreia nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 às 6h (de Brasília) desta terça, quando entra na piscina do Centro Aquático de Londres para a primeira eliminatória dos 100m livre. Bronze em Pequim-2008, Cielo garante que dará o seu máximo para melhorar o seu tempo e ao menos repetir o desempenho nesta edição […]
O nadador Cesar Cielo estreia nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 às 6h (de Brasília) desta terça, quando entra na piscina do Centro Aquático de Londres para a primeira eliminatória dos 100m livre. Bronze em Pequim-2008, Cielo garante que dará o seu máximo para melhorar o seu tempo e ao menos repetir o desempenho nesta edição dos Jogos, mesmo não considerando a prova sua especialidade.
‘A chance maior está em buscar o bicampeonato olímpico nos 50 m, mas toda prova vai ser de fazer o melhor da vida. Sinto que a chance maior está nos 50m. Mas em Pequim eu nadei os 100m na raia 8 e ganhei um bronze. Não vou descartar em nenhum momento a minha possibilidade de brigar pela prova dos 100m, até porque, nos últimos anos, eu venho me mantendo entre os melhores do mundo’, afirma Cielo, terceiro melhor tempo entre os inscritos na prova.
‘Vou tentar fazer tempo melhor que o do Pan-Americano nos 100 m, o meu melhor tempo da vida nos 50m, fazer o meu melhor e torcer para ser suficiente para levar as medalhas’, conclui o atleta, atual campeão olímpico nos 50m livre.
O treinador de Cielo, Alberto Silva, o Albertinho, reforçou a intenção de medalha do nadador, garantindo que o medalhista olímpico preparou-se da maneira correta para melhorar os seus tempos e lutar por pódio em Londres-2012.
‘Se a gente conseguir encaixar a melhor prova dos últimos anos, da vida dele, será muito bom. Ele se preparou para isso, dentro da nossa estratégia de, até o Maria Lenk, fazer um trabalho de resistência lática para ele aguentar a volta, e, depois, um trabalho para ficar veloz e ter uma passagem confortável, lapidando essa volta dele’, diz.
Apesar disso, Abertinho ressalta que o psicológico de Cielo no momento da prova pode influenciar negativa ou positivamente em seu desempenho. ‘O Cesar tem uma percepção grande. Então, é muito de como ele se sentir. Vai depender de como as coisas rolarem nas eliminatórias e semifinais, para ele e os adversários. Ele vai nadar dentro da realidade de como ele se sentir na hora’, analisa, revelando suas expectativas em uma hipotética final de Cielo.
‘Espero que faça uma prova olho no olho, com a gente enfartando. Se disputar até o último metro, qualquer que seja o adversário, é o que trabalhamos no treino. Mas é difícil falar em tempo. Se a prova for disputada em 47,5s, que ele esteja em condições de fazer isso. Se for em 47,3s, também’, conclui.
Caso obtenha um dos 16 melhores tempos na primeira eliminatória, Cielo disputa as semifinais dos 100m livre ainda nesta terça, às 15h30 (de Brasilia). Já a disputa dos 50m livre começa apenas na quinta-feira, às 6h15 (de Brasília), com a primeira eliminatória. A semifinal da categoria será disputada às 15h30 (de Brasília) do mesmo dia.