Agente de Pistorius cancela corrida contra Fonteles no Rio
Esporte
Agente de Pistorius cancela corrida contra Fonteles no Rio
Atleta acusado de matar namorada mantém patrocínios, mas esvazia agenda
Publicado por: Da Redação em 18/02/2013 às 08:19 - Atualizado em 07/10/2021 às 20:01
Veja.com
1/24 Casa do atleta Oscar Pistorius, em Pretoria (AFP/VEJA)
2/24 Oscar Pistorius reaparece em tribunal após meses longe do público (Alexander Joe/ FP/VEJA)
3/24 Atleta sul-africano Oscar Pistorius comparece a mais um dia de audiência no Tribunal Magistrado de Pretória, a defesa luta para garantir a fiança do velocista preso pelo homicídio da namorada Reeva Steenkamp em 14 de fevereiro (Alexander Joe/AFP/VEJA)
4/24 O velocista sul-africano Oscar Pistorius é julgado durante audiência em tribunal de Pretória, nesta quinta-feira (21) (Tj Lemon/EFE/VEJA)
5/24 Oscar Pistorius no segundo dia da audiência para seu pedido de fiança, em Pretória (Stephane De Sakutin/AFP/VEJA)
6/24 O velocista sul-africano Oscar Pistorius no segundo dia da audiência para seu pedido de fiança, em Pretória (Themba Hadebe/AP/VEJA)
7/24 O velocista sul-africano Oscar Pistorius, acusado de homicídio premeditado, num tribunal de Pretoria (Reuters/VEJA)
8/24 O velocista sul-africano Oscar Pistorius, acusado de homicídio premeditado, num tribunal de Pretoria (AFP/VEJA)
9/24 Oscar Pistorius ao ser detido pela morte da namorada (Reuters/VEJA)
10/24 Pistola 9mm supostamente usada por Oscar Pistorius (EFE/VEJA)
11/24 Acusado de homicídio premeditado, Oscar Pistorius chora. O velocista sul-africano Oscar Pistorius deverá responder a uma acusação de "homicídio premeditado", revelou nesta sexta-feira a Promotoria que trata do caso da morte da namorada do atleta, a modelo Reeva Steenkamp, de 30 anos (Antione de Ras/AP/VEJA)
12/24 Oscar Pistorius ouve a acusação de homicídio num tribunal de Pretória (Siphiwe Sibeko/Reuters/VEJA)
13/24 Oscar Pistorius e Reeva Steenkamp em cerimônia em Johannesburgo, na África do Sul, em 2012 (AFP/VEJA)
14/24 Oscar Pistorius deixa delegacia depois de prestar depoimento sobre a morte da namorada, em Pretória (AFP/VEJA)
15/24 A modelo Reeva Steenkamp (AP/VEJA)
16/24 Imagem do portfólio de Reeva Steenkamp, divulgada pela agência Ice Model Management (AP/VEJA)
17/24 Oscar Pistorius é homenageado no retorno à África do Sul depois da participação na Paralimpíada de Londres-2012 (Lefty Shivambu/Gallo Images/Getty Images/VEJA)
18/24 O sul-africano Oscar Pistorius, que teve as duas pernas amputadas e corre com próteses de fibra de carbono (Antonio Milena/Milenar/VEJA)
19/24 Oscar Pistorius na Olimpíada de Londres-2012 (Franck Fife/AFP/VEJA)
20/24 Oscar Pistorius, atleta sul-africano com pernas amputadas, estreia na Olimpíada e conquista a vaga nas semifinais dos 400 metros (Olivier Morin/AFP/VEJA)
21/24 Oscar Pistorius, atleta sul-africano com pernas amputadas, estreia na Olimpíada e conquista a vaga nas semifinais dos 400 metros (Dylan Martinez/Reuters/VEJA)
22/24 Oscar Pistorius estreia na Olimpíada: vaga nas semifinais dos 400 metros (Phil Noble/Reuters/VEJA)
23/24 Prótese do corredor sul-africano Oscar Pistorius durante coletiva de imprensa do “Dia Paraolímpico” em Londres<br> <br> <br> <br> (Ben Stansall/AFP/VEJA)
24/24 Oscar Pistorius deixa Alan Fonteles para trás e conquista o ouro no revezamento 4x100m (Adrian Dennis / AFP/VEJA)
Oscar Pistorius garante ser inocente, mas seu empresário não parece convencido de que o velocista paralímpico será capaz de se livrar da acusação de homicídio premeditado da namorada, Reeva Steenkamp, morta na semana passada, na casa do atleta, em Pretória. O agente, Peet van Zyl, informou no domingo que toda a agenda do corredor está cancelada – inclusive uma prova marcada para 31 de março, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, contra Alan Fonteles, que o superou na final dos 200 metros rasos na Paralimpíada de Londres-2012. Na ocasião, Pistorius foi apontado como mau perdedor, já que reclamou publicamente das próteses usadas pelo brasileiro (que estavam dentro das regras e, portanto, não davam nenhuma vantagem ilegal a ele). Pistorius e Fonteles se enfrentariam na mesma distância, 200 metros, na exibição programada para o Rio. Segundo Van Zyl, porém, “não há outra opção” a não ser cancelar todas as provas em que Pistorius havia confirmado presença.
Além da visita ao Brasil, o calendário de Pistorius neste primeiro semestre previa participações no Campeonato Mundial, em Moscou, e em provas nos Estados Unidos e Austrália, além de uma exibição com outro campeão paralímpico, Jonnie Peacock, na Grã-Bretanha. O empresário do sul-africano disse que o cancelamento de todos os compromissos permite que Pistorius “se concentre nos procedimentos legais com os quais ele terá de lidar”. Detido desde quinta na capital sul-africana, ele aguarda uma audiência marcada para terça-feira para pedir liberdade sob fiança. Poucos acreditam que ele terá chance de sair da cadeia – a polícia local acredita ter indícios claros de que a morte de Reeva não foi acidental. No fim de semana, ele recebeu a visita de advogados, parentes e do empresário – que agradeceu pelo apoio dos fãs dentro e fora do país e informou que os patrocinadores de Pistorius, como Nike e Oakley, continuam apoiando o atleta. “Seus compromissos contratuais estão mantidos”, disse Van Zyl.