O segundo dia de treinos da seleção italiana, nesta quarta-feira, foi marcado por mais um caso de ofensas racistas contra o atacante Mario Balotelli, vindas do lado de fora do centro de treinamentos da federação italiana de futebol, em Coverciano, um pequeno município nos arredores de Florença. De acordo com os jornais italianos La Reppublica e Corriere Della Sera, uma voz solitária, em meio a grupo de torcedores, teria gritado, do lado de fora do CT: “Negro de m…”. Balotelli ouviu, fez sinal de reprovação com a cabeça, mas manteve a calma. Em seguida, ainda de acordo com a imprensa italiana, o jogador se voltou aos companheiros de corrida e afirmou: “Só em Roma e em Florença acontece uma coisa estúpida dessas”.
“É um comportamento inaceitável de pessoas que não deveriam estar lá, mas que infelizmente temos de levar em consideração. O importante é que é que veio de poucas pessoas”, comentou Giancarlo Abete, presidente da federação italiana, pouco depois. Já o técnico Cesare Prandelli preferiu minimizar, de acordo com o Corriere. “Eu só ouvi gritos bonitos. Depois se alguém faz uma notícia, paciência…”. Na terça ele havia exaltado o clima de alegria na apresentação da equipe.
Vítima constante de racismo na Europa, Mario Balotelli recentemente aderiu à campanha “somos todos macacos”, protagonizada por Neymar e Daniel Alves, após o incidente envolvendo o lateral baiano. Em partida contra o Villarreal, no fim do mês passado, Daniel Alves comeu uma banana atirada por um torcedor racista, em forma de protesto ,e recebeu enorme apoio nas redes sociais.
Publicidade
1/13()
2/13()
3/13()
4/13()
5/13()
6/13()
7/13()
8/13()
9/13()
10/13()
11/13()
12/13()
13/13()
1/27 Balotelli (à dir.) com um de seus irmãos biológicos, quando ainda vivia com os pais ganeses (Reprodução/VEJA)
2/27 Balotelli, a mãe biológica e um irmão no pequeno apartamento onde vivia com a família (Reprodução/VEJA)
3/27 Balotelli beija a mãe adotiva, Silvia, depois de um jogo da Eurocopa-2012 (Reprodução/VEJA)
4/27 O atacante Balotelli no jogo entre Milan e Roma, no San Siro: ofensas racistas da torcida visitante (Daniele Mascolo/EFE/VEJA)
5/27 Balotelli: treino de muay thai (Reprodução/Twitter/VEJA)
6/27 Mario Balotelli mostra luvas com que treina muay thai (Reprodução/Twitter/VEJA)
7/27 Mario Balotelli desembarcou no Rio de Janeiro nesta segunda-feira cedo (Antonio Lacerda/EFE/VEJA)
8/27 O italiano Mario Balotelli, em Praga, durante treinamento para jogo contra a República Checa (Michal Cizek/AFP/VEJA)
9/27 Balotelli em ação no amistoso entre Brasil e Itália, na Suíça (Claudio Villa/Getty Images/VEJA)
10/27 O atacante Balotelli no jogo entre Milan e Roma, no San Siro: ofensas racistas da torcida visitante (Mateo Bazzi/EFE/VEJA)
11/27 Mario Balotelli com a agora ex-noiva, Fanny Neguesha, no Estádio San Siro, em Milão (Claudio Villa/Getty Images/VEJA)
12/27 Balotelli nunca escondeu que era torcedor do Milan, mas só chegou ao clube no começo deste ano (Alberto Lingria/AFP/VEJA)
13/27 Balotelli é recebido pelo cartola Adriano Galliani, do Milan, no Aeroporto de Milão (Buzzi/AC Milan/AFP/VEJA)
14/27(Glyn Kirk/AFP/AFP)
15/27 Novo reforço do Milan, Mario Balotelli se apresenta no centro de treinamento (Matteo Bazzi/EFE/VEJA)
16/27 Atacante Mario Balotelli e técnico Roberto Mancini brigam durante treino do Manchester City (Reprodução/VEJA)
17/27 Mario Balotelli, atacante italiano do Manchester City (Gabriel Bouys/AFP/VEJA)
18/27 Raffaella Fico, ex namorada do jogador italiano Mario Balotelli durante a semana de moda de Milão (Jacopo Raule/Getty Images/VEJA)
19/27 O Italiano Mario Balotelli durante partida contra a Dinamarca, nas eliminatórias europeias para a Copa de 2014 (Giuseppe Cacace/AFP/VEJA)
20/27 Mario Balotelli, atacante italiano do Manchester City (Claudio Villa/Getty Images/VEJA)
21/27 Atacante italiano, Mario Balotelli chora após a derrota diante da Espanha na final da Eurocopa (Andreas Gerbet/EFE/VEJA)
22/27 Mario Balotelli, atacante italiano do Manchester City, em ação na Eurocopa (Joern Pollex/Getty/VEJA)
23/27 Raffaella Fico, ex-namorada do jogador Balotelli, da seleção italiana (Claudio Villa/Getty Images/VEJA)
24/27 Mario Balotelli, atacante italiano do Manchester City (Paul Ellis/AFP/VEJA)
25/27 Raffaella Fico, ex-namorada do italiano Mario Balotelli (Reprodução/VEJA)
26/27 Sequência de fotos publicada no jornal Daily Mail, mostra Mario Balotelli sendo segurado pelo zagueiro Kompany, enquanto o meia Millner faz o mesmo com Richards (Daily Mail/Reprodução/VEJA)
27/27 Sequência de fotos publicada no jornal Daily Mail, mostra Mario Balotelli, após briga no treino (Daily Mail/Reprodução/VEJA)