Grêmio e Palmeiras caem em grupos complicados e Corinthians e Atlético-MG têm chaves mais tranquilas; São Paulo enfrentará o Cesar Vallejo, do Peru, na fase preliminar
Os grupos da Copa Libertadores 2016 foram sorteados na noite desta terça-feira, em Assunção, no Paraguai, onde os cinco times brasileiros participantes conheceram os primeiros rivais que terão pela frente na competição mais importante das Américas. Já classificados na fase de grupos, Palmeiras e Grêmio caíram em grupos mais complicados e Corinthians e Atlético-MG pegaram chaves relativamente mais tranquilas. Na fase preliminar, o São Paulo vai encarar o modesto Cesar Vallejo, do Peru.
Atual campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras caiu no Grupo 2, que contará com o tradicional Nacional, do Uruguai, Rosario Central, da Argentina, e o vencedor da partida entre River Plate, do Uruguai, e Universidad de Chile, jogo válido pela fase preliminar da competição continental.
O Grêmio, por sua vez, entrou no Grupo 6, considerado o grupo mais complicado do torneio não só pela qualidade dos times mas pelas cansativas viagens que a delegação terá que realizar. A equipe gaúcha medirá forças com a LDU, do Equador, e o argentino San Lorenzo, campeões das edições de 2008 e 2014, respectivamente. O terceiro adversário será o Toluca, do México.
O Corinthians, atual campeão brasileiro, caiu no Grupo 8, ao lado do Cerro Porteño, do Paraguai, do Cobresal, do Chile, e do ganhador da partida entre Oriente Petrolero, da Bolívia e o colombiano Independiente Santa Fe, atual campeão da Copa Sul-Americana.
O Atlético-MG ficou no Grupo 5 e terá como principal adversário o Colo-Colo, do Chile. A chave ainda tem o Melgar, do Peru, e o terceiro time será definido no duelo entre Independiente del Valle, do Equador, e Guaraní, do Paraguai, algoz do Corinthians nas oitavas de final da última Libertadores.
São Paulo – O clube do Morumbi deu sorte no sorteio, considerando o fato de haver times tradicionais na disputa da chamada Pré-Libertadores como o argentino Racing, a Universidad de Chile e o Independiente Santa Fe. No entanto, o único brasileiro na etapa preliminar da competição vai encarar a zebra peruana Cesar Vallejo e disputará o jogo de volta dentro de casa, no Estádio do Morumbi.
Caso confirme o seu favoritismo neste mata-mata, em jogos marcados para os dias 3 e 10 de fevereiro, o São Paulo irá entrar no Grupo 1, que já conta com River Plate, atual campeão da Libertadores, The Strongest, da Bolívia, e Trujillanos, da Venezuela.
Leia também:
Boca Juniors vence Tigre e é campeão argentino
River Plate arrasa Tigres e conquista Libertadores após 19 anos
Na Argentina, craques voltam por amor à camisa. No Brasil…
Confrontos da fase preliminar:
Jogo 1 – Oriente Petrolero-BOL x Independiente Santa Fe-COL
Jogo 2 – Huracán-ARG x Caracas-VEN
Jogo 3 – Puebla-MEX x Racing-ARG
Jogo 4 – River Plate-URU x Universidad de Chile-CHI
Jogo 5 – Independiente del Valle-EQU x Guaraní-PAR
Jogo 6 – Cesar Vallejo-PER x São Paulo
Confrontos da fase de grupos:
Grupo 1 – River Plate-ARG, The Strongest-BOL, Trujillanos-VEN e vencedor do Jogo 6
Grupo 2 – Nacional-URU, Palmeiras, Rosario Central-ARG e vencedor do Jogo 4
Grupo 3 – Boca Juniors-ARG, Bolívar-BOL, Deportivo Cali-COL e vencedor do Jogo 3
Grupo 4 – Peñarol-URU, Atlético Nacional-COL, Sporting Cristal-PER e vencedor do Jogo 2
Grupo 5 – Atlético-MG, Colo-Colo-CHI, Melgar-PER e vencedor do Jogo 5
Grupo 6 – San Lorenzo-ARG, Grêmio, LDU-EQU e Toluca-MEX
Grupo 7 – Olimpia-PAR, Emelec-EQU, Deportivo Táchira-VEN e Pumas-MEX
Grupo 8 – Corinthians, Cerro Porteño-PAR, Cobresal-CHI e vencedor do Jogo 1
(Com Estadão Conteúdo)