Contudo, membro da família sempre tiveram companheiros; Conheça todos
A vela é um esporte muito tradicional do Brasil. E muito desse favoritismo passa pela família Grael, que com Martine, conquistou sua oitava medalha olímpica no Rio de Janeiro, a terceira de ouro.
Ao lado de Kahena Kunze, Martine conquistou o ouro na classe 49er FX, no Rio de Janeiro. Martine é filha do bicampeão olímpico, Torben Grael e sobrinha do duas vezes medalha de bronze, Lars Grael.
Torben, aliás, foi o primeiro da família a conquistar uma medalha. Ao lado de Daniel Adler e Ronaldo Senfft, ele conquistou a prata na Classe Soling, em Los Angeles, em 1984.
A partir de 1988, em Seul, Torben passou a competir na Classe Star. Foi bronze em sua primeira Olimpíada, ao lado de Nelson Falcão. Mas foi ao lado de Marcelo Ferreira que Torben conquistou mais medalhas. Foram duas de ouro, em 1996 e 2004, e uma de bronze, em 2000.
Seu irmão, Lars, por sua vez, tem duas medalhas de bronze nos Jogos. A primeira foi a lado de Clinio Freitas e a segunda de Kiko Pelicano, ambas na classe tornado, sendo a primeira em 1988 e a segunda em 1996.
A família Grael só passou em branco na edição de 1992, em Barcelona. Na primeira Olimpíada ao lado de Marcelo Ferreira, Torben terminou em 11° nos Jogos da Espanha, pela Classe Star. Já Lars, com Clinio Freitas, foi oitavo na Classe Tornado, nessa edição dos Jogos.
Todas as medalhas da família Grael e seus companheiros
2016 – Rio de Janeiro
Martine Grael e Kahena Kunze – Classe 49er FX (OURO)
2004 – Atenas
Marcelo Ferreira e Torben Grael – Classe Star (OURO)
2000 – Sydney
Marcelo Ferreira e Torben Grael – Classe Star (BRONZE)
1996 – Atlanta
Marcelo Ferreira e Torben Grael – Classe Star (OURO)Kiko Pelicano e Lars Grael – Classe Tornado (BRONZE)
1988 – Seul
Torben Grael e Nelson Falcão – Classe Star (BRONZE)Clinio Freitas e Lars Grael – Classe Tornado (BRONZE)
1984 – Los Angeles
Torben Grael, Daniel Adler e Ronaldo Senfft – Classe Soling (PRATA)