Torneio terá um G6 já a partir deste ano
Com a ampliação da Copa Libertadores de 2017, mais clubes brasileiros garantirão vaga no torneio. Consequentemente, a briga por um lugar no Campeonato Brasileiro aumenta. A partir do ano que vem, sete equipes se classificam para a competição, sendo que seis virão do Brasileiro e um da Copa do Brasil.
Assim, a competição nacional terá um G6. Caso algum desses clubes vença a Copa do Brasil, o torneio terá um G7.
Caso um brasileiro vença a Sul-americana, o número de vagas brasileiras pode chegar a oito. Caso um brasileiro vença a Libertadores e a Sul-americana a partir do ano que vem, poderemos ter nove vagas, e até um G9 no Brasileiro.
Neste momento, além de Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Santos, que estão no G4, o Brasileiro contempla também Fluminense e Atlético-PR, que estão em quinto e sexto lugares.
Com isso, o site Infobola, do matemático Tristão Garcia atualizou os números e coloca Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG com 99% de chances de classificação. Santos (91%), Fluminense (79%), Atlético-PR (38%) e Botafogo (29%) vêm na sequência.
O Brasil ganha duas vagas e a Argentina ganha mais uma, passando a ter seis vagas na Copa Libertadores.
Chile e Colômbia também ganham mais uma vaga e passam a ter quatro clubes no torneio. Já os outras países ficam com três vagas. Além disso, o campeão da Sul-americana e o atual campeão da Libertadores, no caso do Atlético Nacional, da Colômbia, também garantem vaga no torneio.
Com isso, o torneio passa a ter 44 vagas, sendo que 16 delas entram em uma pré-Libertadores que será disputada em dois mata-matas, classificando quatro equipes para o torneio. As outras 28 vagas virão de forma direta.
Os clubes que disputam a pré-Libertadores ainda não foram definidos.
Veja as chances dos Brasileiros de chegarem à Copa Libertadores:
Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG – 99%Santos – 91%Fluminense – 79%Atlético-PR – 38%Botafogo – 29%Corinthians – 26%Grêmio – 17%Ponte Preta – 11%Chapecoense – 6%Vitória, São Paulo e Coritiba – 2%