Única vez em que enfrentou equipes do país, em 1973, Botafogo teve bons resultados, mas acabou ficando de fora da final
Para se classificar para a Copa Libertadores, o Botafogo terá que passar por um dos mais tradicionais e campeões clubes do Paraguai. O Olimpia, três vezes campeão do torneio, enfrenta o time carioca pela primeira vez em jogos oficiais. Contudo, o maior rival do clube de Assunção, o Cerro Porteño, não se deu bem quando enfrentou a Estrela Solitária.
Esse foi o único duelo da história do time contra paraguaios aconteceu em 1973, na fase semifinal do torneio. Na época, os times eram divididos em dois grupos de três times cada, classificando o melhor para a final. O Botafogo enfrentou Cerro Porteño-PAR e Colo-Colo-CHI. Contra os paraguaios, vitória por 2 x 0 em casa e derrota por 2 x 3 fora. A vaga só não veio porque o time carioca perdeu em casa e empatou fora com o Colo-Colo, ficando em segundo na chave, atrás dos chilenos.
Duelos oficiais contra os paraguaios só voltaram a acontecer em 2009, pela Copa Sul-americana, nas quartas de final do torneio. Na ocasião, um resultado ainda pior para o Fogão. Derrota no Paraguai por 1 x 2 e em casa por 1 x 3.
Agora, o duelo contra o Botafogo, para entrar na fase de grupos da Libertadores é contra o Olimpia. O primeiro jogo será no Rio de Janeiro e a partida de volta no Paraguai. Caso o clube repita a campanha de 1973, classifica-se para a fase de grupos.
Jogos do Botafogo contra paraguaios na Copa Libertadores
24/04/1973 – Cerro Porteño-PAR 3 x 2 Botafogo (Fase semifinal)15/05/1973 – Botafogo 2 x 0 Cerro Porteño-PAR (Fase semifinal)