Publicidade
Publicidade

Vídeos mostram gestos de racismo de torcedores do Athletico-PR na final

Cenas de torcedores imitando macacos foram registrados durante derrota do Furacão para o Atlético Mineiro na decisão da Copa do Brasil

De maneira geral, a torcida do Athletico Paranaense fez uma linda festa ao lotar o estádio e apoiar e aplaudir seus atletas, mesmo após a derrota para o Atlético Mineiro na final da Copa do Brasil, na última quarta-feira, 16. No entanto, alguns torcedores do Furacão destoaram da festa e foram flagrados em vídeos nas redes sociais realizando gestos de racismo na Arena da Baixada, em Curitiba.

Publicidade

Black Friday Abril: Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

Em um dos vídeos, dois homens aparecem imitando macacos e apontando para o braço, sinalizando a cor da pele, em direção a rivais atleticanos. Em outra imagem, uma mulher presente em um dos camarotes repete os gestos racistas, desta vez em direção a torcedores do próprio Athletico, que a repreendem. Além disso, antes do jogo, o ônibus da delegação do Atlético Mineiro foi apedrejado por torcedores rubro-negros a caminho do estádio.

https://twitter.com/andreycap_/status/1471315722378874883

 

Após as cenas viralizarem nas redes sociais, o Athlético-PR divulgou uma nota, no início da tarde, repudiando o ocorrido. Na declaração, afirmou que tomou conhecimento do ocorrido e que irá colaborar para a identificação dos responsáveis. “O clube não medirá esforços para investigar os acontecimentos, identificar os responsáveis e repassar todas as informações às autoridades competentes. O apoio ao time antes, durante e depois do jogo de ontem nos mostrou o verdadeiro significado do esporte.”, completou.  

Publicidade

O Atlético-MG também se manifestou sobre o ocorrido. Em uma publicação nas redes sociais, afirmou que “Esse tipo de conduta é inaceitável, em qualquer esfera da sociedade.” e que ainda acredita na cooperação do Athlético-PR para identificar e punir os responsáveis. 

 

Ao jornal paranaense Meio Dia, a Polícia Civil do Paraná afirmou que irá investigar os flagrantes do vídeo, em que são apurados dois casos e três torcedores fazendo os gestos imitando macacos. De acordo com o delegado Luiz Carlos de Oliveira, não houve registro de boletins de ocorrência relacionados aos casos, mas a polícia vai abrir o inquérito com base nas imagens que circulam nas redes sociais.

Publicidade