Por anos, neste século, o Campeonato Espanhol esteve polarizado entre duas equipes. Barcelona e Real Madrid dominaram o torneio até duas temporadas atrás, quando o Atlético de Madri voltou a incomodar e entrou na disputa pelo título. Nesta temporada, outra equipe promete entrar na briga.
O Valencia, novo rico da Europa, promete entrar na briga nesta temporada que está por começar. A equipe foi uma das que mais gastou na temporada, contratando por definitivo jogadores que estavam por empréstimo, como Rodrigo. Negredo foi outro que foi contratado em definitivo para a equipe, quarta colocada na temporada passada.
O Barcelona contratou Arda Turan e Vidal, mas não poderá utilizá-los até janeiro de 2016, quando vence a punição sofrida da Fifa. Assim, o Barça segue com quase a mesma equipe para a próxima temporada. Contudo, a equipe em questão, é a atual campeã da tríplice coroa.
O Real Madrid, por sua vez, contratou o brasileiro Danilo para a lateral, Kovacic e o goleiro Casilla, para o lugar de Casillas, que foi para o Porto. Já o Atlético de Madri, outro dos favoritos ao título, trouxe o artilheiro colombiano Jackson Martínez, do Porto, e espera repetir o sucesso do passado que teve com Falcao García, que veio na mesma condição.
Correndo por fora, estão Athletic Bilbao e o Sevilla. O primeiro foi campeão da Supercopa Espanhola, com uma goleada de 4 x 0 sobre o Barcelona na partida de ida. Já o Sevilla trouxe reforços sem grande destaque, como o lateral brasileiro Mariano e o atacante Immobile.
Veja o valor das quatro favoritas ao título espanhol em 2015/2016:
1° – Real Madrid – 765 milhões de euros
2° – Barcelona – 674,5 milhões de euros
3° – Atlético de Madri – 354,5 milhões de euros
4° – Valencia – 245 milhões de euros