Santos vai receber R$ 19,4 mi com a transferência de Neymar ao Al-Hilal
Clube paulista tem direito a 4% da negociação envolvendo o craque brasileiro devido ao mecanismo de solidariedade da Fifa
O Santos se prepara para receber uma quantia milionária com a ida de Neymar para o Al-Hilal. Clube formador do atacante, o Peixe deve faturar 3,6 milhões de euros (19,4 milhões de reais pela cotação atual) com a negociação. A quantia é proveniente do Mecanismo de Solidariedade, criado pela Fifa para restituir os formadores nas transferências internacionais.
O Santos terá direito a 4% pela formação do jogador 12 até os 21 anos, em 2013, quando deixou a Vila Belmiro para atuar no Barcelona. Os sauditas desembolsarão 90 milhões de euros (486,9 milhões de reais).
Neymar deixa o PSG com bons números, mas longe de ser ídolo.
Operação Neymar teve MLS, endurecimento do PSG e frustração com Barcelona.
O atacante fará exames médicos ainda nesta segunda-feira, 14, em Paris, para assinar um contrato de duas temporadas com a nova equipe.
O salário anual será de 100 milhões de euros (cerca de 539,7 milhões de reais). O montante total que ele receberá, contudo, deve ser ainda maior por prever luvas e acordos comerciais podendo chegar a 160 milhões de euros anuais (865,6 milhões de reais).
Neymar estreou no profissional da equipe santista em 2009 e permaneceu até 2013. Com o Peixe, ele foi campeão tricampeão do Paulista, além de uma vez da Libertadores, da Copa do Brasil e da Recopa Sul-Americana.
Em 2017, o Santos recebeu uma fatia de 33 milhões de reais pelo mesmo mecanismo com a transferência do atacante ao Paris Saint-Germain.