Publicidade
Publicidade

Retrospectiva 2023: PLACAR de dezembro elege os melhores e piores do ano

Edição do mês já está disponível na loja PLACAR no Mercado Livre e chega às bancas neste fim de semana; confira as principais atrações

Chegou a PLACAR de dezembro! A última edição do ano faz o resumo de uma temporada memorável do futebol brasileiro e internacional, com títulos inéditos, o surgimento de novos craques e grandes derrocadas. A retrospectiva Melhores e Piores de 2023 já está disponível na loja oficial da revista no Mercado Livre e chega às bancas de todo o país a partir deste fim de semana.

Publicidade

Os principais clubes e atletas de 2023 são destaque da revista, que é dividida por diversos tópicos, como melhores jogadores, clubes, revelações, melhores negócios, entre outros. Germán Cano e John Kennedy, do Fluminense, Endrick, do Palmeiras, Luís Suárez, do Grêmio, Paulinho e Hulk, do Atlético Mineiro, estão entre os destaques positivos da temporada.

Voltas por cima Revelações da edição de dezembro de PLACAR
Voltas por cima Revelações da edição de dezembro de PLACAR

A edição também traz os piores acontecimentos do ano, nas seções Ladeira Abaixo, Piores Negócios, Vexames, Pipocadas e Vergonha. Neymar, Botafogo, Santos e Vítor Pereira, por exemplo, tiveram um 2023 para esquecer.

Publicidade
Lorotas na PLACAR de dezembro
Lorotas na PLACAR de dezembro

A revista termina com uma lista de recordes batidos em 2023 e uma coluna escrita por Flávio Gomes, apresentador do programa Opinião PLACAR, que retorna as páginas da revista após 35 anos e 11 meses. Confira, abaixo, o índice e a carta do editor, e garanta a sua edição de dezembro:

Recordes da edição de dezembro de PLACAR
Recordes da edição de dezembro de PLACAR
O índice da PLACAR de dezembro:

FRASES
TIMES DO ANO
CRAQUES
A ATRAÇÃO
REVELAÇÕES
MELHORES JOGOS
A FESTA
TREINADORES
VOVÔS (E VOVÓ)
BOAS SURPRESAS
VOLTAS POR CIMA
A LEI DO EX
LADEIRA ABAIXO
A REVOLUÇÃO
MELHORES NEGÓCIOS
PIORES NEGÓCIOS
PIPOCADAS
VEXAMES
LOROTAS
CASOS DE POLÍCIA
RECORDES
MEMÓRIA
ARTIGO

Carta do editor:

FORTES EMOÇÕES
Dudu pode chegar a 12 títulos pelo Palmeiras, assim como Ademir da Guia - Alexandre Battibugli / PLACAR
Ademir da Guia e Dudu na edição 1500- Alexandre Battibugli / PLACAR

Está chegando ao fim um ano especial para PLACAR, sob diversos aspectos. Em 2023, a marca mais respeitada do jornalismo esportivo nacional iniciou uma nova fase, agora gerida pela Editora Score, na qual o rigor e a qualidade de sempre extrapolaram as páginas da revista e chegaram a novas plataformas, como a PLACAR TV, nosso canal no Youtube que em poucos meses ultrapassou a marca de 100.000 inscritos. Os acontecimentos em campo ajudaram, é verdade. Nesta temporada, acompanhamos momentos de tirar o fôlego, como os títulos inéditos de Fluminense e São Paulo, a confirmação do fenômeno Endrick, do multicampeão Palmeiras, a cruel e inexplicável derrocada do Botafogo e o primeiro rebaixamento do Santos – apenas alguns dos destaques desta edição que reúne os melhores (e os piores) momentos da temporada.

Publicidade

Em 2023, realizamos dezenas de entrevistas com nomes de peso como Romário, Zico, Renato Augusto, Casemiro e tantos outros, publicadas em texto no papel e no site, e em vídeo em nossas redes sociais. Duas delas nos deixaram particularmente orgulhosos. Primeiro, a capa da edição 1500, que em junho reuniu duas lendas do Palmeiras, Dudu e Ademir da Guia, numa deliciosa viagem no tempo que fez jus aos 53 anos da revista, e previu o que se concretizaria neste mês: o empate como recordistas de taças pelo Verdão – 12 a 12 – entre o atual ídolo, de 31 anos, e o Divino, o maior de todos, de 81. O papo de maior impacto, porém, foi com Luis Suárez, a estrela uruguaia do Grêmio, cuja passagem pelo Brasil, tão curta quanto inesquecível, se encerrou repleta de reconhecimento.

Klaus Richmond, Luiz Felipe Castro e Battibugli com Luis Suárez: golaço
Klaus Richmond, Luiz Felipe Castro e Battibugli com Luis Suárez: golaço

Em março, Luisito concedeu sua primeira exclusiva no país, uma conversa que repercutiu internacionalmente e alavancou os novos canais de PLACAR. Nosso incomparável acervo foi um aliado do repórter Klaus Richmond para seduzir o goleador. “Enviamos a ele fotos e reportagens antigas de estrelas uruguaias e de outras lendas do Grêmio, como Jardel e Renato Gaúcho. Ele adorou e isso certamente ajudou na concretização da entrevista”, lembra Richmond. O “sim” de Suárez contou ainda com um empurrãozinho especial de Lucas Leiva, amigo íntimo desde os tempos de Liverpool, que comparou PLACAR à Four-Four-Two, nossa coirmã britânica. Naqueles 47 minutos no hotel do Grêmio, em Porto Alegre, o camisa 9 esbanjou simpatia, o que motivou a escolha da chamada de capa: ele não morde.

Foram fortes emoções até a chegada desta revista, uma edição para colecionar. Como toda lista que se preze, a retrospectiva PLACAR não está imune a polêmicas. Para você, quem foram o craque, o time e o técnico de 2023? E quais foram os vexames do ano? Antes de dar as boas-vindas a 2024, que será agitado pelas disputas da Copa América, da Eurocopa e da Olimpíada de Paris, divirta-se e venha nos contar, em qualquer de nossas novas plataformas, se concorda com nossas escolhas.
* * *
Em mais uma das boas novas do ano, PLACAR celebra uma parceria multiplataforma de produção de conteúdo com o Nosso Futebol, canal esportivo com programação linear 24 horas e pay-per-view disponível nas operadoras Claro TV (canal 567), SKY (202 e 602) e DGO. A emissora, que detém os direitos de transmissão de torneios como a Copa do Nordeste, a Bundesliga (Campeonato Alemão) e a Série C do Brasileirão, também terá em sua grade produções da PLACAR TV, como os programas Opinião PLACAR e 45 Minutos. Fique ligado!

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade