Publicidade
Publicidade

Al-Ahly ou Al-Ittihad: conheça os possíveis adversários do Flu no Mundial

Time egípcio pode ir à 4ª semifinal seguida e enfrenta equipe saudita que passou pela primeira fase com tranquilidade; rival do Tricolor será conhecido nesta sexta, 15

O Fluminense já chegou a Jeddah e passa por período de preparação para fazer a sua estreia no Mundial de Clubes, na próxima segunda-feira, 18. Antes disso, o Tricolor volta suas atenções para a definição do adversário, marcada para esta sexta-feira, 15, às 15h (de Brasília), em duelo entre Al-Ahly, do Egito, e Al-Ittihad, da Arábia Saudita.

Publicidade

De um lado do embate está o atual campeão da Liga dos Campeões da África, com grande experiência em Mundiais e presença frequente nas últimas três semifinais. Do outro, o vencedor do último Campeonato Saudita chega embalado após passar com facilidade pelo Auckland City na primeira fase e ter um time recheado de estrelas globais.

Para aquecer o jogo das quartas de final e o próximo encontro, contra o Fluminense, PLACAR fez uma breve apresentação da história, características e principais nomes dos times. Confira:

Publicidade

Al-Ahly

Al-Ahly tenta chegar na quarta semifinal de Mundial de Clubes – Divulgação / Al-Ahly

Os termos que podem definir o Al-Ahly certamente são: popular e tradicional. Isso, pois, a equipe egípcia completou em abril 116 anos e, segundo a Fifa, tem cerca de 30 milhões de torcedores. Além do mais, estão os muitos títulos nacionais e internacionais: são 43 da liga nacional, 38 da copa e 11 da Champions Africana.

Em Mundiais, o time de Cairo também acumula participações, sendo algumas grandiosas. Entre as nove edições que jogou, os africanos se destacaram em uma em especial, a de 2020.

Na ocasião, a eliminação nas semifinais – fase na qual pode chegar pela quarta vez seguida -, foi seguida de um êxito histórico, ao bater o Palmeiras nos pênaltis e sagrar-se na terceira colocação. No ano seguinte, porém, caiu para o Verdão nas semis, mas voltou a terminar por cima ao bater o Al-Hilal e ficar no top-3.

Publicidade

Para este ano, o Al-Ahly confia na manutenção do trabalho do suíço Marcel Koller, iniciado em setembro de 2022. Dentro de campo, o time tem alguns pilares importantes, do gol ao ataque.

Em questão de experiência e história no clube, destaques para Amr Al-Sulaya, meia que ocupa o posto de atleta com mais jogos na história do clube, e Mohamed Al-Shenawi, goleiro na terceira posição do ranking histórico de partidas. Também com legado na equipe, estão Mohamed Hany, Ali Maaloul e Ramy Rabia. Entre os mais badalados e “mais novos”, o volante Aliou Dieng e os atacante Percy Tau e Anthony Modeste são nomes para ficar de olho.

Na temporada 2023/24, o Al-Ahly tem 15 jogos, sete vitórias, sete empates e apenas uma derrota. São 26 gols marcados e nove sofridos. O time é o terceiro colocado do Campeonato Egípcio, lidera o seu grupo na Champions da África e está na final da Copa do Egito.

Al-Ittihad

Benzema e Igor Coronado, destaques do Al-Ittihad - Divulgação / Al-Ittihad
Benzema e Igor Coronado, destaques do Al-Ittihad – Divulgação / Al-Ittihad

A estreia do Al-Ittihad nesta edição de Mundial foi um verdadeiro atropelo sobre o Auckland City e o placar de 3 a 0 ficou até “barato”. E, assim, Os Tigres mostraram suas credenciais na competição marcada por ser a primeira em que os times sauditas contam com os fortes investimentos financeiros na contratação de estrelas globais.

Então, o já tradicional Ittihad, de 96 anos, nove títulos sauditas e dois da Champions da Ásia, espera alçar voos maiores em sua segunda participação na Copa do Mundo de Clubes. Em 2005, quando estreou pela competição, a trajetória parou nas semifinais, contra o São Paulo, que depois vencera o torneio, e na derrota para o costarriquenho Saprissa na disputa pelo terceiro lugar.

A realidade do futebol no Oriente Médio mudou e o time chega com outros olhares 18 anos depois. No banco de reservas, está Marcelo Gallardo, multicampeão com o River Plate e especulado em diversos clubes da Europa, recém-chegado para substituir Nuno Espirito Santo e comandar outras estrelas em campo. O elenco é resultado de mais de 120 milhões de euros (cerca de 650 milhões de reais) gastos na última janela de transferências.

Para enriquecer um time que já contava com os brasileiros Marcelo Grohe, Igor Coronado e Romarinho, chegaram atletas de nível mundial, como Fabinho, Luiz Felipe, Karim Benzema, N’Golo Kanté e Jota. Os movimentos de negociação impressionaram e colocaram o time de Jeddah em outro status para o torneio.

Nesta temporada, o Al-Ittihad tem 28 jogos, 17 vitórias, cinco empates e seis derrotas, com 52 gols marcados e 28 sofridos. Os Tigres ocupam a quinta posição do Campeonato Saudita, se classificaram em primeiro da chave na Champions Asiática e estão nas quartas de final da Copa Saudita.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade