O meio-campista colombiano James Rodríguez foi anunciado como reforço do Real Madrid na manhã desta terça-feira. O artilheiro da última Copa do Mundo passou por exames médicos em uma clínica na capital espanhola e foi apresentado oficialmente nesta tarde, no estádio Santiago Bernabéu. Os valores da transferência não foram divulgados, mas a imprensa europeia especula que o Real pagou 80 milhões de euros (cerca de 240 milhões de reais) para tirar James do Monaco, da França. O jogador de 23 anos deve receber sete milhões de euros (21 milhões de reais) de salários por ano.
James despertou o interesse do Real na Copa do Mundo do Brasil, ao levar a Colômbia às quartas de final pela primeira vez na história. Nem mesmo a eliminação diante da seleção brasileira impediu que o meia terminasse a competição como artilheiro, com seis gols marcados. Desde o final da Copa, James disse diversas vezes que gostaria de ir para o Real Madrid. Torna-se, assim, a segunda contratação de peso dos atuais campeões europeus para a temporada – o meio-campista Toni Kroos, da campeã Alemanha, já foi apresentado.
Revelado nas categorias de base do Envigado, da Colômbia, James Rodríguez se destacou no Banfield, da Argentina, e chamou a atenção do Porto. Depois de três anos de sucesso em Portugal, foi seduzido pelos milhões do novo rico do futebol europeu, o Monaco, que o contratou para a última temporada. Com sua chegada a Madri, o argentino Ángel Di María pode deixar a equipe espanhola. O Paris Saint-Germain e o Manchester United estariam interessados em seu futebol.