Novo pontífice da Igreja Católica nascido em Chicago e com longo trabalho no Peru já assumiu apreço por esportes
Logo após a escolha de Robert Prevost como o novo Papa Leão XIV, surgiu uma curiosidade inevitável: qual seria o time do coração do santo padre? A pergunta ganhou força especialmente porque seu antecessor, o Papa Francisco, sempre demonstrou publicamente sua torcida pelo San Lorenzo.
Americano, o pontífice serviu durante muito tempo no interior do Peru, em especial em Chiclayo. Isso, naturalmente, causou efusividade na imprensa peruana, que já chegou a apontar para quem torce Prevost.
Na TV Perú Notícias, o jornalista Osler Lesclano afirmou que o Papa é blanquiazul. “Lembro-me de vê-lo em 2018 na Festa da Cruz de Motupe. Ele é próximo da juventude, das paróquias e do esporte. É apoiador da Alianza Lima”, disse.
PLACAR buscou contato com a Diocese de Chiclayo e membros da Ordem de Santo Agostinho do Brasil. No entanto, ainda não obteve respostas sobre a possível “paixão futebolista” do santo padre.
Nas redes sociais, circularam também fotos de Leão XIV ao lado de César Cueto, ídolo do clube de Lima. O Alianza também interagiu nas redes sociais em referência ao escolhido para assumir o pontificado.
Robert Prevost, o Papa Leão XIV, ao lado de Cesar Cueto, ídolo do Alianza Lima – Reprodução
Uma curiosidade que envolve Leão XIV e seu antecessor é uma “interação” entre Chiclayo e Buenos Aires. A cidade peruana, de atividade do americano, conta com times batizados em homenagem a dois gigantes da capital argentina, onde Bergoglio atuou.
No município de 600.000 habitantes do Peru, existem um Boca Juniors e um San Lorenzo de Almagro, homônimo do time do coração de Francisco. Fundados com referência nos tradicionais argentinos, os clubes têm escudos parecidos e vestem uniformes nas mesmas cores.
Apesar de nunca ter declarado publicamente uma proximidade com o futebol, Robert Prevost é um admirador do esporte. Em entrevista ao site da Ordem de Santo Agostinho, assumiu que já praticou tênis, apesar de ter se distanciado das quadras quando se mudou para o Vaticano.
“Eu me considero um tenista amador. Desde que deixei o Peru, tive poucas oportunidades de praticar, então estou ansioso para voltar (risos)“, disse ao ser perguntado sobre o que gosta de fazer no tempo livre.
Natural de Chicago, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, Papa Leão XIV é fã de baseball. A proximidade com a modalidade, inclusive, rendeu controvérsias após sua escolha no conclave.
O Chicago Cubs, uma das equipes da cidade, parabenizou o santo padre, vinculando na imagem a frase “Ele é um torcedor dos Cubs”. No entanto, a informação foi desmentida por John Prevost, seu irmão, em vídeo divulgado pelo Chicago White Sox, seu verdadeiro time.
“Ele nunca foi torcedor dos Cubs. Eu não sei de onde veio (a informação). Ele sempre foi Sox”, cravou seu familiar próximo.
Well, would you look at that… Congratulations to Chicago’s own Pope Leo XIV pic.twitter.com/U5DJ7TOyDr
— Chicago White Sox (@whitesox) May 8, 2025