Publicidade
Publicidade

Palmeiras x Corinthians: árbitro do dérbi será um dos mais novos em campo

Matheus Delgado Candançan apitará primeiro clássico profissional, mas tem no currículo semi da Copinha que terminou com invasão e faca dentro do gramado

Como se não bastasse toda a tensão natural de um Palmeiras x Corinthians, a Federação Paulista de Futebol (FPF) causou polêmica ao anunciar a escolha de um árbitro de 23 anos, sem clássicos profissionais no currículo, para o dérbi desta quinta-feira, 17, válido pela sexta rodada do Campeonato Paulista. O jogo será apitado por Matheus Delgado Candançan, presente na semifinal da última Copinha entre São Paulo e Palmeiras, que terminou com invasão de torcedores e até uma faca encontrada dentro do gramado.

Publicidade

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

Entre os escalados do Palmeiras no último jogo, contra o Santos, Matheus é mais jovem que todos os 11 iniciais escolhidos pelo técnico Abel Ferreira. Danilo, 20 anos, e Piquerez, 23 – poupados no fim de semana, mas que devem atuar no dérbi – são os únicos prováveis titulares mais novos do que o árbitro. No caso do lateral uruguaio, a diferença é de apenas 79 dias.

Do lado corintiano são poucos os que têm menos idade do que Candançan. Frente a Ponte Preta, apenas João Victor (23), Lucas Piton (21) e Du Queiroz (22) não são mais velhos do que o responsável por apitar o próximo clássico.

Publicidade

Filho de Demetrius Candançan, ex-árbitro, Matheus se formou na função aos 19 anos e ganha espaço em campeonatos de base nos últimos anos. No entanto, em partidas profissionais de elite, o jovem formado em engenharia civil tem pouca experiência.

Em campeonatos paulistas da Série A-1 foram apenas seis partidas, sendo quatro delas nesta edição do torneio. Sua estreia contou com um momento curioso, em que o VAR estava sem sinal de imagem e a decisão de um pênalti precisou ser tomada pelas orientações da cabine vindas por rádio.

Primeiro dérbi de 2022 testará as duas melhores campanhas do estadual -
Primeiro dérbi de 2022 testará as duas melhores campanhas do estadual –

O momento mais significativo da carreira do árbitro foi a semifinal da Copinha 2022 entre Palmeiras e São Paulo, em partida na Arena Barueri. Escalado para o clássico, Matheus viu um jogo tenso escalar para a invasão de torcedores e chegou a encontrar uma faca arremessada no gramado. Contrariando expectativas, o profissional não suspendeu a partida por falta de segurança e foi criticado na internet.

Publicidade

Palmeiras e Corinthians já estão classificados – e em primeiro de seus grupos – para as quartas de final do Campeonato Paulista. O alviverde, líder geral, não tem adversário definido para a próxima fase e pode encarar Ituano, Botafogo-SP ou Mirassol, enquanto a equipe corintiana enfrentará Inter de Limeira, Guarani ou Água Santa.

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN!

Publicidade