Publicidade
Publicidade

Na rede, a história do futebol de Goiás

Site foi criado para catalogar a história do futebol goiano

No jogo contra o Corinthians, em São Paulo, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 15 de outubro deste ano, o Goiás completou 1.000 jogos na primeira divisão nacional. Foram 354 vitórias, 279 empates e 367 derrotas, com 1.300 gols marcados, 1.270 sofridos e a utilização de 562 jogadores e 54 técnicos diferentes.

Publicidade

O acesso a todas essas informações só se tornou possível graças ao trabalho do pessoal do Futebol de Goyaz, site que começou a ser concebido no segundo semestre de 2012, por quatro jornalistas: Vinicius Tondolo, João Paulo Di Medeiros, Rafael Bessa e Gerliézer Paulo. Eles mantêm, também, um programa, o Futebol de Goyaz e Suas Histórias, que vai ao ar semanalmente, todos os domingos, ao meio-dia, pela Rádio 730 AM de Goiânia.

Tanto o site quanto o programa de rádio são dedicados exclusivamente a pesquisas e ao levantamento de dadossobre a história do futebol no estado. “Queremos, em alguns anos, catalogar a maior quantidade possível de jogos envolvendo equipes goianas”, planeja Rafael Bessa. “O nosso campo de pesquisa se inicia em 1936, quando se tem notícia de que o futebol começa a ser disputado em Goiânia.” Até o final de outubro, foram ao ar 80 programas de rádio. 

Publicidade

O site, atualmente, já conta com mais de 50 mil resultados de jogos e quase 4 mil jogadores cadastrados. Além de fotos como a que aparece abaixo, a mais antiga do Goiás, tirada na vitória por 2 x 1 contra o Goiânia em abril de 1943, mês e ano da fundação do clube esmeraldino.

Continua após a publicidade

Publicidade