Publicidade
Publicidade

Morre Francisco ‘Paco’ Gento, lenda do Real Madrid, aos 88 anos

Maior campeão da história da Liga dos Campeões, ele foi alcançado por Marcelo como o atleta com mais títulos pelo clube da capital espanhola

Morreu Francisco ‘Paco’ Gento, ídolo do Real Madrid, aos 88 anos, nesta terça-feira, 18. Recordista de títulos da Liga dos Campeões, com seis troféus, o ex-ponta-esquerda espanhol é também o jogador com mais taças da Liga Espanhola, 12 no total. A informação do falecimento foi dada pelo clube da capital espanhola e a causa da morte não foi revelada.

Publicidade

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

Gento é o maior vencedor da história do Real Madrid com 23 títulos, empatado com o brasileiro Marcelo, que no último domingo, 16, conquistou a Supercopa da Espanha diante do Athletic Bilbao. Gento atuou 600 vezes pelo clube da capital e marcou 182 gols, entre 1953 e 1971.

Companheiro de ataque de Ferenc Puskás e Alfredo Di Stéfano, Gento fez parte de um dos maiores times da história do futebol, quando conquistou cinco Liga dos Campeões, na época Copa da Europa, de 1956 a 1960. O outro título da competição aconteceu em 1966, já sem o grande trio ofensivo.

Publicidade

Ainda pelo Real Madrid, venceu 12 campeonatos nacionais, duas Copa do Rei, uma Taça Intercontinental (equivalente ao Mundial) e mais dois títulos da Taça Latina. Jogador da seleção espanhola, disputou as Copas do Mundo de 1962 e 1966, além de conquistar a Eurocopa de 1964 pelo seu país.

Presidente honorário do clube espanhol após a morte de Alfredo Di Stéfano, em 2014, Francisco Gento foi homenageado pela equipe de seu coração: “A figura de Paco Gento representa todos os valores do Real Madrid, foi e seguirá sendo uma referência para o madridismo e para o mundo do esporte. Os madridistas e todos os apaixonados pelo futebol sempre lembrarão dele como um de seus grandes mitos.”

Os atletas do Real Madrid realizaram nesta manhã um minuto de silêncio em homenagem a Gento no centro de treinamentos do clube. O Barcelona, grande rival do Real Madrid, também prestou solidariedade em suas redes sociais.

Publicidade

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN!

Publicidade